O Alibaba Group Holding planeja desmembrar sua unidade Banma Network Technology por meio de uma oferta pública inicial (IPO), enquanto uma das maiores gigantes da tecnologia da China avança com uma listagem separada para sua unidade de direção autônoma para levantar capital.

O Alibaba recebeu o sinal verde inicial da bolsa de valores de Hong Kong para a proposta de cisão, informou a empresa em um comunicado na quinta-feira. A participação do conglomerado com sede em Hangzhou na Banma cairá dos atuais 44,72% para 30% após o IPO, informou o Alibaba.

Os detalhes da cisão, incluindo o tamanho financeiro e a estrutura do IPO da Banma, ainda não foram finalizados, enquanto o plano geral estará sujeito às aprovações regulatórias em Hong Kong e na China continental, informou o Alibaba, controladora do Post.

Você tem perguntas sobre os principais tópicos e tendências do mundo? Obtenha as respostas com o SCMP Knowledge, nossa nova plataforma de conteúdo selecionado com explicações, perguntas frequentes, análises e infográficos, trazidos a você por nossa premiada equipe.

“A cisão proposta deve refletir melhor o valor do Grupo Banma por seus próprios méritos e aumentar sua transparência operacional e financeira”, afirmou o Alibaba. “O negócio diferenciado de soluções para sistemas automotivos do Banma seria atraente para uma base de investidores com foco em investimentos setoriais.”

Se for executado com sucesso, o IPO da Banma será o primeiro spin-off nos últimos anos do portfólio de negócios da Alibaba, que abrange todo o espectro da tecnologia chinesa, desde inteligência artificial a comércio eletrônico, entretenimento e logística. A cisão de sua unidade de logística Cainiao foi cancelada em março de 2024.

Para a Banma, que começou a incorporar o sistema operacional AliOS, do Alibaba, em 2016 para veículos inteligentes dirigirem de forma autônoma, o IPO fortaleceria sua visibilidade entre clientes, fornecedores e potenciais parceiros estratégicos, garantindo mais negócios e acesso aos mercados de ações e dívida, acrescentou a gigante do comércio eletrônico.

A Banma afirmou ser a maior fornecedora de software para as chamadas soluções de cockpit inteligente na China em receita no ano passado, atendendo montadoras de veículos como a SAIC Motor e a Volkswagen. O prejuízo da empresa aumentou quase oito vezes, para 1,58 bilhão de yuans (US$ 220,3 milhões) em seu primeiro trimestre fiscal, encerrado em março… leia mais em Yahoo! 21/08/2025