A AMD anunciou a compra da Enosemi, uma startup especializada no desenvolvimento de circuitos integrados fotônicos. A tecnologia, que usa luz (fótons) em vez de eletricidade para transmitir dados, é utilizada para aumentar a velocidade e a eficiência energética em aplicações que vão de Data Centers a sistemas de inteligência artificial.

Fundada em 2023, a Enosemi já trabalhava com a AMD e outras empresas do setor, incluindo a GlobalFoundries, no licenciamento e desenvolvimento de circuitos integrados para interconexões ópticas. O valor da aquisição não foi divulgado.

O que são circuitos fotônicos e por que importam

A fotônica tem ganhado destaque como uma das grandes apostas para o futuro dos chips. Diferentemente dos circuitos eletrônicos tradicionais, que usam elétrons, a fotônica usa luz para transferir dados. Isso permite maior largura de banda, velocidades mais altas e eficiência de energia superior.

Hoje, essa tecnologia já aparece em switches de rede, conexões entre chiplets e em outros componentes de alto desempenho. Em um cenário competitivo, a fotônica se apresenta como um diferencial para Data Centers e sistemas de IA cada vez mais exigentes.

AMD mostra força com nova posição frente à NVIDIA

A aquisição mostra que a AMD quer acompanhar a movimentação de empresas como a NVIDIA, que já conta com soluções fotônicas, incluindo um switch de 400 TB/s lançado recentemente.

Além de se equiparar à rival, a AMD busca ampliar sua presença como fornecedora de soluções completas para IA — incluindo processadores, GPUs, SoCs adaptáveis e, agora, redes ópticas integradas.

“À medida que os modelos de IA se tornam maiores e mais complexos, a necessidade de movimentação de dados rápida e eficiente se intensifica. A Enosemi colaborou conosco como parceira externa em fotônica, e essa aquisição expande essa relação bem-sucedida. Agora, como parte da AMD, a equipe vai nos ajudar a escalar imediatamente nossa capacidade de oferecer e desenvolver diversas soluções fotônicas e de óptica co-embalada para sistemas de IA de próxima geração” – Brian Amick, vice-presidente sênior de tecnologia e engenharia da AMD

Foco em IA e consolidação de mercado

A Enosemi soma-se a outras aquisições recentes da AMD voltadas para IA, como a compra da ZT Systems e as parcerias com a Mipsology e a Silo AI.

Fundada no Vale do Silício, a Enosemi contava com 16 funcionários e havia levantado US$ 150 mil em investimentos de fundos de capital de risco como o New Mexico Vintage Fund antes da compra.leia mais em Adrenaline 29/05/2025