A Amorim Cork Ventures, incubadora de negócios da Corticeira Amorim, e Pedro Abrantes, sócio fundador, anunciaram a venda da totalidade de sua participação na Ecochic Portuguesas, Lda., empresa detentora da marca ASPORTUGUESAS, para o Grupo Kyaia, que passa a deter 100% do capital social da empresa.

Criada em 2015, a Ecochic Portuguesas nasceu da visão de Pedro Abrantes que, com o apoio da Amorim Cork Ventures, lançou no mercado a marca ASPORTUGUESAS, que rapidamente se destacou pela fusão entre inovação, sustentabilidade e design, afirmando-se como um símbolo da identidade portuguesa contemporânea e tendo a sola com cortiça como elemento diferenciador.

Em 2017, a entrada do Grupo Kyaia na estrutura societária representou um novo impulso no processo de internacionalização da marca. Com forte presença internacional no setor calçadista, a Kyaia contribuiu de forma decisiva para sua expansão, com a ASPORTUGUESAS alcançando mais de 60 mercados internacionais na última década.

Após 10 anos de crescimento sustentado, e diante da maturidade do projeto, a Amorim Cork Ventures e Pedro Abrantes consideraram estar reunidas as condições para encerrar seu ciclo de participação, permitindo que o Grupo Kyaia lidere, de forma exclusiva, a próxima fase de desenvolvimento da marca.

“Foi um bom negócio, mas acima de tudo sinto orgulho de ver um projeto que nasceu na garagem da minha mãe ser reconhecido e valorizado,” diz Pedro Abrantes, sócio fundador da marca.

Fortunato Frederico, Presidente e Fundador da Kyaia, destaca: “A marca ASPORTUGUESAS nos conquistou desde o primeiro momento, por seu DNA inovador, sustentável e autenticamente português. Ao longo desses anos, trabalhamos com sucesso na afirmação internacional da marca. Agora, com total responsabilidade por sua gestão, a Kyaia está determinada a acelerar a presença global d’ASPORTUGUESAS e reforçar seu posicionamento como referência em calçados ecológicos, tendo o solado com cortiça como elemento diferenciador.”

A CORTICEIRA AMORIM mantém-se comprometida com a valorização da cortiça como matéria-prima diferenciadora e com o apoio à inovação e ao talento empresarial em Portugal, reiterando o orgulho no percurso da marca ASPORTUGUESAS, hoje uma referência internacional no calçado ecológico… leia mais em Marketeer 08/08/2025