Antes de tarifaço, indústria do país desaba em ranking mundial
A indústria brasileira teve no primeiro trimestre um desempenho abaixo da média global – a primeira vez que isso acontece em um ano. A atividade industrial brasileira cresceu 2,4% nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, ante alta de 4% na produção industrial global. No quarto trimestre de 2024, o setor industrial no país avançou 3,8%, enquanto a atividade mundial cresceu 2,8%, também na comparação com mesmo período de ano anterior.
Os dados constam de estudo feito por Rafael Cagnin, diretor-executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi), com base em dados da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido na sigla em inglês).
Juros altos e incertezas na área fiscal no país foram alguns dos fatores que levaram ao atual cenário, de acordo com o pesquisador. No levantamento, o especialista fez um ranking de produção manufatureira global com 80 países que tinham dados completos disponíveis sobre a atividade industrial do primeiro trimestre… leia mais em Valor Econômico 05/08/2025

