Após dois anos de queda, os investimentos finalmente estão se estabilizando
Em 2024, as startups europeias de Food Tech arrecadaram € 4,1 bilhões, apenas 2% a menos que os € 4,2 bilhões arrecadados no ano anterior. Os investimentos finalmente se estabilizaram após uma queda de 57% em relação aos máximos de 2021.
Vamos ser claros: ainda é uma queda e sem nenhuma recuperação à vista. No entanto, se compararmos a situação da FoodTech na Europa com a do resto do mundo, devemos notar que os investimentos são muito menores do que os observados em outros lugares. Em comparação com os níveis de 2021, os investimentos europeus em FoodTech caíram apenas 57%, em comparação com 72% globalmente. A Europa, portanto, fortaleceu sua posição como um polo líder, com 28% do financiamento global destinado a startups estabelecidas lá.
Em uma nota menos positiva, observamos um declínio no número de negócios, principalmente em startups em estágio inicial.
Enquanto o financiamento para novas proteínas (de agricultura vegetal à agricultura celular) está despencando globalmente, observamos um aumento de quase 20% na Europa. Muitas das startups de proteínas alternativas da Europa estão de fato extremamente bem posicionadas em tendências como alternativas de cacau, açúcar e gordura… leia mais em DigitalFoodLab

