Apple adquire startup de IA que poderá levar Personas para o iPhone
Enquanto se discute uma provável aquisição da Perplexity AI por parte da Apple, a Maçã segue investindo em diversas startups de inteligência artificial (IA). Desta vez, segundo o MacGeneration, a companhia comprou duas novas empresas.
A primeira delas é a TrueMeeting, uma startup a qual desenvolveu uma tecnologia para permitir a criação de um avatar tridimensional diretamente pelo smartphone, graças a uma digitalização 3D realizada pela câmera do aparelho.
É uma aquisição interessante, uma vez que a Apple já faz algo parecido com as Personas do Vision Pro — representações realistas dos usuários que permitem participar de chamadas e videoconferências usando um avatar.
Assim, a compra pode ser tanto para aprimorar o recurso do headset quanto para implementar um possível suporte às Personas nos iPhones. Além da câmera, vale recordar, eles contam com sensores que podem tornar o recurso ainda mais eficaz.
A Apple também adquiriu a WhyLabs, empresa que atua monitorando e avaliando grandes modelos de linguagem e outros elementos relacionados a IA, rastreando coisas como desvios, alucinações e outros bugs comuns.
A Maçã não divulgou o preço da aquisição, mas a WhyLabs foi avaliada pela última vez em US$37 milhões — um valor “pequeno” e em consonância com o que a Apple costuma gastar na compra de novas startups… leia mais em MacMagazine 07/07/2025

