A V.tal, empresa de infraestrutura de telecomunicações controlada por fundos administrados pelo BTG Pactual, anunciou a assinatura de um contrato de 16 anos com as empresas Atlas Renewable Energy e Atiaia Renováveis. O acordo prevê o fornecimento de energia elétrica renovável na modalidade de autoprodução, com o objetivo de atender às operações da companhia em todo o Brasil.

Ao todo, serão dez usinas solares com previsão de entrarem em operação em 2026. Os acordos resultarão na geração de 710 gigawatts-hora por ano do Complexo Solar Draco da Atlas, no município de Arinos (MG), e de 237 GWh por ano do Complexo Sol do Agreste da Atiaia, em Tacaimbó (PE).

Neste modelo, a V.tal adquire participação acionária nas usinas, obtendo o direito de produzir energia elétrica exclusivamente para suas operações. Além disso, a empresa se beneficia da isenção de alguns encargos, o que aumenta sua competitividade no mercado. No entanto, como os custos do sistema permanecem os mesmos, a diferença acaba sendo rateada entre os demais consumidores… leia mais em Valor Econômico 21/11/2024