Valuation e Múltiplos EBITDA para Empresas de Tecnologia – 2024
As tabelas de “valuation” abaixo refletem os dados coletados por Evan Bailyn e sua equipe entre o H2 2022 e o H1 2024 sobre transações de M&A de empresas privadas no setor de tecnologia. Bailyn é um expert em marketing de SEO e o artigo foi publicado no site da First Page Sage.
Contêm EBITDA médio e múltiplos de receita para empresas de tecnologia em 9 setores, que subdivididos ainda mais por EBITDA ou faixa de receita. Nosso conjunto de dados foi construído a partir de uma amálgama de bancos de dados de private equity pagos e registros de negócios proprietários de profissionais de fusões e aquisições.
Múltiplos de EBITDA para Empresas de Tecnologia, H2 2022 – H1 2024

Múltiplos de Receita para Empresas de Tecnologia, H2 2022 – H1 2024

As seções a seguir fornecem contexto para os múltiplos listados acima, discutindo o estado atual das fusões e aquisições de tecnologia, bem como fatores comuns que afetam a avaliação das empresas de tecnologia.
O Estado da Tecnologia M&A em 2024
Até recentemente, a indústria de tecnologia era pensada como um campo relativamente estável e confiável para investir. Com o início da pandemia em 2020, esses múltiplos aumentaram rapidamente, em grande parte devido à crescente necessidade de soluções tecnológicas em face dos mandatos de trabalho em casa. Quando a crise econômica começou no segundo h2 2022, esses múltiplos caíram, já que muitas empresas de tecnologia não conseguiram produzir valor na escala de seu valor projetado.
EBITDA e Múltiplos de Receita para Empresas de Tecnologia,

Como está agora, a indústria de tecnologia está passando por uma espécie de acerto de contas dentro de fusões e aquisições. Os últimos dois anos, em particular, viram um grande uso de múltiplos de receita para mascarar a falta de dados quantificáveis que estabelecem lucratividade em startups de tecnologia com custos pesados afundados. Essa tática rendeu a muitas empresas de tecnologia um pagamento maior em tempos mais promissores, no entanto, os compradores em 2024 se tornaram mais rigorosos em suas escolhas de aquisição, exigindo um caminho claro para a lucratividade antes de considerar uma compra.
Apesar dessas considerações gerais, o impacto futuro das empresas de tecnologia é inegável. Com uma CAGR esperada da indústria de 9,5%, espera-se que os campos de tecnologia cresçam em uma indústria conglomerada no valor de mais de US$ 600 bi até 2030, com o crescimento geral sendo liderado por setores de rápido crescimento, como inteligência de negócios e análise de clientes.
Previsões
Com base em nossa leitura do mercado, nossa equipe de pesquisa tem as seguintes suposições sobre o futuro da indústria de tecnologia:
- Os múltiplos de avaliação continuarão a diminuir moderadamente à medida que o risco nos campos especulativos da tecnologia se tornar mais aparente e os compradores se tornarem mais cautelosos. Isso pode mudar no H2 2024, no entanto, dependendo da velocidade e gravidade com que o Federal Reserve escolhe reduzir as taxas de juros, como eles vêm projetando desde o H2 2023.
- O EBITDA provavelmente recuperará sua proeminência original, com os investidores que anteriormente confiaram muito em múltiplos de receita que não indicam a lucratividade de uma empresa.
- A PE Firms & Strategics favorecerá empresas de tecnologia menores, já que o mercado mais fraco tentará os compradores a economizar dinheiro e colocar mais capital em negócios, reabilitando as empresas ao longo do tempo.
Fatores que afetam os múltiplos
Com informações de negócios disponíveis publicamente disponíveis para aproximadamente 379 negócios em 2023, a equipe de pesquisa identificou não apenas as médias múltiplas de avaliação listadas acima, mas também os critérios com base nos quais esses múltiplos foram ganhos.
A tabela abaixo identifica esses critérios, bem como um peso aproximado para cada um. Esse peso foi determinado pelo impacto geral que sua ausência ou presença parece ter tido nas ofertas feitas.
Fatores de Avaliação para Empresas de Tecnologia, Ponderados

Deve-se notar que fatores adicionais (por exemplo, geografia, especialização) foram levados em consideração na avaliação de uma empresa. A diferença entre esses exemplos menores e os quatro listados acima é que os exemplos na tabela foram anotados em mais de 90% dos negócios listados, indicando uma maior dependência deles por parte dos compradores em empresas de PE e estratégias.
Vendendo uma Empresa de Tecnologia
Qualquer pessoa que tenha vendido uma empresa antes lhe dirá que é uma experiência complicada, independentemente do vendedor, setor ou faixa de EBITDA. Apesar da promessa de reduzir as taxas de juros em meados de 2024, a turbulência dos últimos dois anos continua a dar a muitos compradores uma pausa antes de se comprometerem com uma compra… Leia mais em firstpagesage 24/05/2024

