B3 anuncia aquisição da Shipay, empresa de pagamentos digitais, por R$ 37 milhões
A B3, a bolsa do Brasil, anunciou nesta terça-feira (26) a assinatura de contrato para aquisição de 62% do capital da Shipay, empresa de tecnologia especializada na integração de pagamentos digitais. A operação prevê o pagamento pela B3 de R$ 37 milhões no fechamento do acordo.
Com este movimento, a B3 sinaliza sua entrada no mercado de pagamentos, buscando ampliar sua oferta de serviços de liquidação e se posicionar em um novo segmento do sistema financeiro.
“O mercado de duplicatas escriturais passa por uma transformação regulatória que deve dar mais transparência e segurança para as operações. A aquisição deve acelerar o tempo de desenvolvimento da nossa plataforma de registro de duplicatas escriturais, dada a integração da Shipay com empresas, bancos e ERPs [Sistema de Gestão Empresarial Integrado], e criar um diferencial competitivo na nossa oferta”, disse André Veiga Milanez, diretor-executivo financeiro, administrativo e de relações com investidores da B3, em comunicado ao mercado.
A conclusão do acordo depende, ainda, da aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o cumprimento do requisito regulatório de notificação à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
O acordo assinado prevê a possibilidade de futuro aumento de participação da B3 na Shipay, por meio de aumento de capital ou exercício da opção de compra pela B3 do percentual remanescente do capital social da Shipay até 2030. O valor da eventual operação de compra do capital restante estará sujeito ao atingimento de determinadas metas, segundo a instituição financeira.
Fundada em 2020, a Shipay já possui parceria com a B3 para o desenvolvimento de tecnologias de pagamentos para a bolsa. A empresa otimiza o recebimento e a gestão de pagamentos digitais tanto para varejistas quanto para empresas por meio de uma única integração. Atualmente, a Shipay também está desenvolvendo soluções para infraestruturas do mercado financeiro que incluem liquidação de operações de crédito com recebíveis… leia mais em Valor Investe 26/08/2025

