BASF planeja vender ativos e confirma planos de IPO para segmento agrícola
A fabricante alemã BASF confirmou nesta quinta-feira (26/9) seus planos de vender parte de seus ativos. Além disso, a empresa anunciou que separará sua divisão de Agricultura até 2027 para, em seguida, realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) para o segmento.
“No médio prazo, a listagem de uma participação minoritária é uma opção”, aponta o comunicado. Esse segmento, que fabrica produtos de proteção de cultivos como herbicidas e fungicidas, registrou cerca de 10 bilhões de euros em vendas no ano passado.
A companhia também anunciou, em comunicado, um corte no pagamento de dividendos, que será de 2,25 euros por ação, abaixo dos 3,40 euros de 2023.
A BASF afirmou no comunicado que a nova política de dividendos é sustentada por novos objetivos financeiros, de um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) antes de itens especiais entre 10 e 12 bilhões de euros em 2028, “em condições de ciclo médio a ascendente”.
O fluxo de caixa livre acumulado de 2025 a 2028 é projetado para ser superior a 12 bilhões de euros, enquanto a meta de retorno sobre o capital empregado (ROCE, na sigla em inglês) para 2028 é de cerca de 10%.
Como próximo passo, a BASF está preparando o processo de desinvestimento de sua divisão de tintas decorativas no Brasil, que inclui a Suvinil.
A maior fabricante de produtos químicos da Europa afirma ter como objetivo melhorar os retornos em seus principais negócios de produtos químicos, soluções industriais e nutrição. Para as demais unidades, incluindo agricultura e materiais para baterias, a BASF está buscando “opções ativas de portfólio”.
Ainda em 2024, a BASF espera receber um fluxo de caixa total de aproximadamente US$ 2 bilhões com sua saída do negócio de petróleo e gás, … leia mais em GloboRural 26/09/2024

