A PetroReconcavo adquiriu nesta quinta-feira (5) 50% de participação na unidade de processamento de gás natural (UPGN) Guamaré, no Rio Grande do Norte, da Brava Energia, por US$ 65 milhões (cerca de R$ 340 milhões), informaram as empresas em fato relevante. O negócio, que ainda depende do cumprimento de condições prévias, tem previsão de ser concluído ainda este ano.

De acordo com o cronograma da operação, 10% do valor foi pago pela PetroReconcavo na quarta-feira (4). Outros 25% serão pagos, mas condicionados à aprovação da venda pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), e 50% serão desembolsados no fechamento da transação, após o cumprimento das demais condições precedentes. Os 15% restantes vão ser quitados de forma fracionada conforme a evolução da transferência imobiliária.

A transação era esperada pelo mercado: a PetroReconcavo vinha negociando com a Brava a entrada no negócio, como parte do plano de expansão dos negócios de gás natural da companhia. Em dezembro de 2024, as duas empresas assinaram um acordo de parceria para avançar com as tratativas leia mais em Valor Econômico 06/06/2025