A Quantum, empresa controlada pela Brookfield, está adquirindo a participação de 50% da CYMI na Pampa Transmissão de Energia e, como já era sócia, agora passar a deter a totalidade do ativo. A compra é por meio do fundo Brasil Energia.

A concessão da Pampa foi realizada no leilão de 2018, com a assinatura do contrato em 2019. Atualmente, a transmissora detém concessões de linhas de energia elétrica no estado do Rio Grande do Sul. As linhas de transmissão abrangem 14 municípios, com prazo de concessão até abril de 2049.

A CYMI é uma concessionária que pertence ao grupo Cobra IS, uma das principais empreiteiras globais de energia elétrica e infraestrutura do grupo francês Vinci. Para a CYMI, a venda de participação na Pampa se insere na estratégia da empresa de concentrar esforços na engenharia e construção de estações de transmissão elétrica no Brasil, atuando também como investidora durante a fase pré-operacional de seus projetos.

No portfólio de transmissão, a Quantum tem outros três ativos além da Pampa: os projetos Sertaneja, Chimarrão e Mantiqueira. Como faz reciclagem de ativos de tempos em tempos, a Quantum colocou à venda a Mantiqueira, em processo tocado pelo Bradesco BBI e Itaú BBA.

Em geral, a Brookfield trabalha com um modelo de negócios em que faz uma parceria para a construção das linhas, que quando prontas, ela pode exercer o direito de compra do restante dos ativos… leia mais em Pipeline 29/10/2025