Buffett eleva investimentos em Mitsubishi e Mitsui, aquecendo mercado japonês
O megainvestidor Warren Buffett reforçou sua estratégia no Japão ao aumentar a participação da Berkshire Hathaway nas empresas de comércio Mitsubishi Corp. e Mitsui & Co. O movimento, anunciado nesta quinta-feira, 28, resultou em um impacto positivo nas ações das duas companhias em Tóquio.
A participação da Berkshire na Mitsubishi subiu de 9,74% em março para 10,23%, enquanto a fatia na Mitsui, que era de 9,82%, teve um aumento não divulgado. O mercado reagiu bem ao anúncio, com as ações da Mitsubishi subindo 1,9% e as da Mitsui, Itochu e Marubeni avançando 1,2% cada. A Sumitomo também teve alta de 1,1%.
Buffett iniciou seus investimentos nos chamados shosha em 2020, buscando diversificação e maior retorno aos acionistas. As empresas japonesas têm se esforçado para aumentar a remuneração aos acionistas e diversificar suas operações, reduzindo a dependência de setores voláteis, como o de recursos naturais. A Mitsui comentou que a aquisição adicional de Buffett é um sinal de confiança em sua gestão.
A Berkshire Hathaway agora possui participação nas cinco maiores tradings do Japão, incluindo Marubeni, Itochu e Sumitomo. Essas empresas atuam em diversos setores, desde petróleo e gás até a criação de salmão e redes de conveniência. Segundo analistas, a presença de Buffett tem elevado a visibilidade das shosha, que estão mais ativas em aumentar o retorno aos acionistas por meio de recompras e dividendos.
Apesar de inicialmente ter indicado que manteria suas participações abaixo de 10%, Buffett conseguiu que as empresas concordassem em elevar esse limite de forma moderada. Registros na Comissão Federal de Energia dos EUA mostram que a Berkshire solicitou autorização para aumentar suas fatias em maio e recebeu a aprovação neste mês… leia mais em Portal Tela 28/08/2025

