A Buntech Agro, companhia do Grupo BUN, de Indaiatuba (SP), fechou a compra de 100% do CSI Group, que é composto por quatro empresas de tratamento de sementes. Duas são brasileiras (Brazil Seed Tech e Coating Supply do Brazil), uma é chilena (Austral Seed Tech) e uma, argentina (Techno Seeds). Nem Buntech nem CSI informaram o valor da transação.

Fundado em 2000 pelo espanhol Josep Trías, o CSI Group tem em seu portfólio tecnologias para tratamento de sementes de 20 tipos de hortaliças, como tomate, cebola, pimentão, chicória e alface, além de tabaco e flores. O grupo conta com quatro fábricas, localizadas em Santa Cruz do Sul (RS), Rancagua (Chile) e Córdoba (Argentina), e emprega cerca de 100 pessoas.

“Com o Grupo BUN, ampliamos nossa capacidade de inovação e nosso alcance internacional, mantendo o foco em soluções sustentáveis e de alto impacto para a agricultura”, disse Trías. Como parte do acordo, o empresário permanecerá à frente das atividades de pesquisa e desenvolvimento.

A Buntech faturou R$ 50 milhões em 2024. Segundo Lars Reibel, o principal executivo do Grupo BUN, a companhia espera dobrar sua receita em dois anos, já refletindo os impactos positivos da aquisição. A Buntech Agro atua com tratamento de sementes de grandes culturas, como algodão, milho e forrageiras. Com a aquisição, a empresa entra em tecnologia de sementes de hortaliças.

Acelerar o crescimento

“A gente entendeu que, para acelerar o crescimento, precisaria diversificar e comprar uma empresa com tecnologias para esse segmento”, afirmou Reibel. As tecnologias do CSI Group, disse o executivo, permitirão avanços na agricultura de precisão.

Os tratamentos para sementes ajudam a melhorar o índice de germinação e o vigor das plantas, entre outros benefícios. “A semente de alface, por exemplo, tem dificuldade de germinação em ambientes com temperatura acima de 26°C, mas, com tratamento, o índice de germinação chega a quase 100%”, disse Reibel.

Outro exemplo é o tabaco. Cada grama de sementes tem aproximadamente 15 mil sementes, o que dificulta o manuseio. “Com tratamento, é possível engrossar a semente, o que permite ao produtor fazer o plantio mecanizado”, contou o executivo.

Segundo Reibel, com a aquisição da CSI, a Buntech Agro poderá ampliar sua presença na América do Sul. A companhia também pretende … leia mais em GloboRural 18/08/2025