CADE impõe condições à compra da Elastikos pela japonesa Sintokogio
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) analisa, sob o Procedimento Ordinário e conforme a Lei nº 12.529/2011, o Ato de Concentração registrado no Processo nº 08700.007319/2024-66, envolvendo as empresas Sintokogio, Ltd. e Elastikos (France) S.A.S.
A empresa vendedora, Elastikos (France) S.A.S., atua como controladora do grupo Winoa, multinacional com sede na França, reconhecida pela fabricação de abrasivos metálicos e equipamentos para tratamento de superfícies, com operações relevantes em diversos países, inclusive no Brasil. Já a compradora, Sintokogio, Ltd., é uma empresa japonesa de grande porte, especializada na produção de materiais para tratamento de superfícies e soluções industriais, também com presença internacional consolidada.
O objeto da operação é a aquisição, pela Sintokogio, da totalidade das ações da Elastikos, ampliando sua atuação global e diversificando seu portfólio através do acesso à base tecnológica, à carteira de clientes e à rede de distribuição do grupo Winoa. O negócio, concluído em abril e notificado à autarquia em setembro de 2024, foi motivado pelo intuito estratégico de fortalecer a competitividade em mercados-chave e potencializar sinergias operacionais.
Diante de preocupações concorrenciais identificadas no mercado nacional de granalhas de aço fundido, a SG recomendou a aprovação condicionada à adoção de medidas estruturais ou comportamentais…. Leia mais em cade 14/07/2025

