Carisma Therapeutics e OrthoCellix firmam acordo de fusão definitivo
A Carisma Therapeutics (CARM) e a OrthoCellix, subsidiária integral da Ocugen (OCGN), anunciaram a assinatura de um acordo definitivo de fusão para a combinação das empresas em uma transação envolvendo apenas ações. A empresa combinada se concentrará no desenvolvimento da tecnologia NeoCart da OrthoCellix para o tratamento de defeitos da cartilagem articular do joelho e planeja iniciar um ensaio clínico de Fase 3 para o NeoCart, aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA.
A OrthoCellix está desenvolvendo o NeoCart como uma tecnologia de implante autólogo de cartilagem, utilizando células de pacientes para reparar defeitos da cartilagem articular do joelho. A nova plataforma combina uma estrutura tridimensional reforçada e uma tecnologia patenteada de bioprocessamento para o crescimento de condrócitos – as células responsáveis por manter a saúde da cartilagem – para produzir cartilagem semelhante à do adolescente no momento do implante.
O NeoCart tem o potencial de acelerar a cicatrização e reduzir a dor, criando uma superfície articular funcional semelhante para ajudar os pacientes a retornar às atividades normais e prevenir complicações associadas a danos na cartilagem articular.
A OrthoCellix prevê o lançamento de seu ensaio clínico de Fase 3 até o final de 2025. Anteriormente, a NeoCart recebeu a designação de Terapia Avançada em Medicina Regenerativa e a concordância da FDA para um único ensaio clínico confirmatório de Fase 3, permitindo a submissão de um Pedido de Licença para Produtos Biológicos. De acordo com os termos do acordo de fusão, a OrthoCellix será incorporada a uma subsidiária integral da Carisma, continuando como subsidiária integral da Carisma e a empresa sobrevivente da Fusão.
A Carisma emitirá aos acionistas da OrthoCellix, antes da fusão, ações ordinárias da Carisma como contraprestação da fusão em troca do cancelamento de ações do capital social da OrthoCellix. A Carisma também espera firmar acordos de subscrição para financiamento privado com a Ocugen e outros investidores selecionados, que devem ser concluídos simultaneamente à conclusão da fusão, para permitir que a empresa combinada conclua o ensaio de Fase 3 da NeoCart sem qualquer custo ou investimento adicional da Ocugen.
Em conexão com o fechamento das transações propostas, os acionistas da Carisma receberão direitos de valor contingente representando o direito de receber determinados pagamentos dos rendimentos recebidos pela empresa combinada, se houver, relacionados aos ativos legados da Carisma pré-transação.
De acordo com os termos do acordo de fusão, após o fechamento das transações propostas e após a efetivação do financiamento simultâneo de US$ 25 milhões, espera-se que o acionista da OrthoCellix e os demais participantes do financiamento simultâneo detenham aproximadamente 90% da empresa combinada, e que os atuais acionistas da Carisma detenham aproximadamente 10% da empresa combinada, cada um em base totalmente diluída.
A porcentagem da empresa combinada que os antigos acionistas de cada empresa deterão após a conclusão da fusão está sujeita a ajustes com base no caixa líquido da Carisma no fechamento e nos rendimentos do financiamento simultâneo, entre outros ajustes, em cada caso, conforme descrito no acordo de fusão.
Após o fechamento das transações propostas, espera-se que a “Carisma Therapeutics Inc.” seja renomeada para “OrthoCellix, Inc.” e negociar no Nasdaq Capital Market sob o símbolo ‘OCLX’. A transação foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração de ambas as empresas e deve ser concluída no segundo semestre de 2025, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações pelos acionistas de cada empresa e a eficácia de uma declaração de registro a ser arquivada na Securities and Exchange Commission para registrar as ações ordinárias da Carisma a serem emitidas em conexão com a fusão.
Em conexão com a entrada das empresas no acordo de fusão, os diretores e executivos da Carisma e os acionistas da OrthoCellix executaram acordos de suporte, de acordo com os quais concordaram em votar todas as suas ações do capital social em favor da fusão ou da emissão de ações da Carisma na fusão, conforme aplicável… leia mais em Yahoo! 24/06/2025

