A Cellebrite, empresa israelense especializada em equipamentos para perícia de dispositivos digitais – conhecidos por ajudar autoridades policiais a desbloquear e extrair dados de dispositivos criptografados -, anunciou ontem que adquirirá a Corellium, empresa norte-americana especializada em virtualização baseada em ARM. Essa tecnologia permite a criação de modelos virtuais altamente precisos, escaláveis ​​e de alto desempenho de aplicativos móveis, firmware e hardware. A Cellebrite pretende adquirir a Corellium por um valor de até US$ 200 milhões, parte do qual está relacionado ao desempenho da empresa nos próximos dois anos. A previsão é de que o acordo seja fechado neste verão do hemisfério norte, informou sua controladora, a Paladin.

A aquisição reflete a ambição da Cellebrite de ampliar suas capacidades para além da extração de evidências digitais e em simulação ao vivo e descoberta de vulnerabilidades, especialmente em dispositivos equipados com ARM, a arquitetura de semicondutores incorporada em quase todos os smartphones e um número crescente de sistemas automotivos e de ponta.

Fundada pelo veterano hacker e engenheiro Chris Wade, a Corellium passou a última década desenvolvendo ferramentas que permitem a pesquisadores e desenvolvedores simular sistemas operacionais móveis em ambientes virtuais seguros, transformando efetivamente iPhones, Androids e outros sistemas baseados em ARM em gêmeos digitais de alta fidelidade. O resultado é uma plataforma capaz de identificar vulnerabilidades em softwares móveis e permitir “monitoramentos” da arquitetura de um dispositivo sem comprometer sua integridade forense… leia mais em Ciso Advisor 06/06/2025