A Sistemas de Cerebras é uma empresa de hardware de IA que desenvolveu alguns dos maiores e mais rápidos chips de IA do mundo, incluindo o Wafer-Scale Engine. Esses chips são projetados para acelerar o aprendizado profundo e as cargas de trabalho de IA, oferecendo enorme poder computacional para treinar modelos complexos de forma mais rápida e eficiente do que o hardware tradicional. A tecnologia da empresa está pronta para desempenhar um papel significativo no campo em rápida expansão da inteligência artificial, atendendo clientes em setores que vão da pesquisa farmacêutica à supercomputação.

A Cerebras captou US$ 1,1 bilhão em uma rodada de financiamento Série G Pré-IPO, elevando a avaliação pós-investimento da empresa para US$ 8,1 bilhões. A rodada foi coliderada pela Fidelity e Atreides Management, com a participação da Tiger Global, Valor Equity Partners e 1789 Capital, entre outras.

A Cerebras, com sede em Sunnyvale, Califórnia, Estados Unidos, foi fundada em 2016 por Andrew Feldman, Gary Lauterbach, Jean-Philippe Fricker, Michael James e Sean Lie. Em 2018, a empresa se juntou ao clube dos unicórnios. “Escolhemos um pequeno número de líderes que nos ajudariam, não apenas nesta rodada, mas no futuro”, disse Andrew Feldman, cofundador e CEO da Cerebras. “Empresas que são líderes em captação de recursos privados em estágio avançado, mas que predominantemente abrem capital. E, como você sabe, nossa aspiração é ser uma empresa de capital aberto.”… leia mais em Silicon Valley InvestClub 02/10/2025