Cermaq compra três fábricas de salmão da empresa norueguesa Grieg Seafood
A Cermaq planeja adquirir três unidades de processamento de salmão da empresa norueguesa Grieg Seafood por Nkr 10,2 bilhões (US$ 988,6 milhões).
A compra das unidades – uma em Finnmark, Noruega, e outras duas no Canadá, na Colúmbia Britânica e em Terra Nova – está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores de concorrência “competentes”, afirmou a Cermaq, subsidiária europeia da japonesa Mitsubishi Corp., em comunicado divulgado hoje (17 de julho).
Separadamente, a Grieg Seafood afirmou que as alienações também incluem sua organização de vendas na América do Norte, já que a processadora de salmão busca concentrar suas operações em Rogaland, na Noruega.
O CEO da Cermaq, Steven Rafferty, afirmou que as aquisições de unidades “fortalecerão nossa competitividade e contribuirão para o crescimento”.
Ele acrescentou: “Temos profundo respeito pela Grieg Seafood e suas iniciativas pioneiras como uma empresa global com um legado duradouro.
“Com funcionários dedicados e operações em diversas regiões onde a Cermaq atua atualmente, acreditamos que as empresas são uma combinação perfeita com um objetivo comum de operações sustentáveis e inovadoras.”
Questionado pela Just Food sobre os processos conduzidos nas três instalações e se algum emprego será perdido ou mantido, um porta-voz da Cermaq, sediada em Oslo, não quis comentar, alegando que a empresa estava limitada pelos procedimentos regulatórios.
A Grieg Seafood confirmou a venda da planta e o preço da transação em seu próprio comunicado, enviado por Nina Willumsen Grieg, que assumiu o cargo de CEO interinamente em março, substituindo Andreas Kvame.
“Esta transação posicionará a Grieg Seafood e as regiões para o futuro. Ela nos permite concentrar o foco e os recursos em Rogaland”, disse ela. “Nosso objetivo é continuar a ser um ator forte no avanço da aquicultura sustentável na Noruega.”
Esta publicação também solicitou à Grieg Seafood que confirmasse a natureza das três operações, o futuro dos funcionários e se a Sra. Grieg assumiu o cargo de CEO em caráter permanente.
Em um documento enviado à Euronext, a Grieg Seafood afirmou que a transação com a Cermaq deverá ser concluída no último trimestre deste ano, sujeita à aprovação regulatória. A empresa fornecerá mais informações sobre sua “direção estratégica” quando os resultados do segundo trimestre forem divulgados em 26 de agosto.
Enquanto isso, em uma apresentação separada, a Grieg Seafood afirmou que a transação não terá impacto em sua “propriedade” na Tytlandsvik Aqua e na Årdal Aqua, enquanto sua nova unidade de processamento de valor agregado em Gardermoen, Noruega, permanecerá com a empresa.
Os resultados do primeiro trimestre divulgados em maio mostraram que a Grieg Seafood registrou vendas de Nkr 2,18 bilhões, uma queda de 4,8% em relação ao ano anterior. Os volumes de colheita caíram para 20.770 toneladas de GWT, ante 21.075… leia mais em Yahoo! 17/07/2025

