Cerveja de chegada: ex-Via e GPA aposta em ‘gelada wellness’ para atletas
Figura conhecida do varejo brasileiro, Ramatis Rodrigues se juntou a um negócio que une duas tendências pós-pandemia: a busca por bem-estar e o boom das corridas de rua. O ex-CEO da Via, com passagens por Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, tornou-se sócio da Etapp, marca de cerveja sem álcool focada exclusivamente em esportistas.
A Etapp nasceu em 2024 com o objetivo de ser a “cerveja de celebração do esportista”. Ao contrário das marcas sem álcool das grandes cervejarias, o foco da companhia são os corredores que querem celebrar a vitória, mas não querem ingerir álcool por questões de saúde ou bem-estar.
Além das corridas de rua, o segmento de bebidas sem álcool vem ganhando espaço nas coquetelarias (mocktails) e, no caso das cervejas, participação no portfólio das marcas de Ambev e Heineken. “Esse é um mercado de potencial gigante. Isso me atrai bastante ao negócio”, afirma Rodrigues.
Segundo ele, 50% dos consumidores vão tomar cervejas sem álcool até 2040, uma aposta na onda wellness que vem crescendo a cada ano. “A Etapp pode ter de 3% a 5% desse mercado.”
Tido como braço direito de Abílio Diniz nos tempos de vice-presidente comercial de GPA, Ramatis é conhecido por alavancar marcas dentro do varejo. Ele ocupou o mesmo cargo no Carrefour e na C&A, e foi VP de finanças e RI da Linx, comprada pela Stone em 2021. Depois, foi sócio da Shopper, startup de supermercado digital comandada por Fábio Rodas e Bruna Vaz. O executivo saiu do negócio em 2023 e, em seguida, comprou 9% da participação da startup Orion-E, de energia fotovoltaica.
Ramatis foi apresentado à Etapp por Guilherme Fraga, filho de Luís Henrique Fraga – irmão de Armínio – e um dos responsáveis por investir na companhia desde o início. A marca foi criada por Eduardo Andrade, publicitário que abandonou a carreira em agências para empreender, com um investimento inicial de R$ 1 milhão para levantar o negócio, fechar parceria com uma fábrica em São José dos Campos, testar diferentes tipos de produtos e colocar os itens à venda no mercado.
Ramatis pretende levar sua expertise no varejo para a Etapp, colocando a marca nas prateleiras dos supermercados ao lado das grandes. Hoje, as vendas da cerveja, vendida a R$ 13, é feita principalmente por vendas diretas, e-commerce ou nas corridas. “Cerveja é um produto de fácil acesso e, quanto mais estocado em casa, mais se consome”, diz.
Nos próximos meses, a Etapp quer aumentar a presença nas corridas em quatro capitais-chave: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Florianópolis. A marca já patrocinou Ironman, SP City Marathon, Circuito Atenas, Maratona Internacional de Florianópolis e Maratona de Curitiba.
A Etapp iniciou uma rodada de captação com investidores que deve ser fechada até o fim do ano. O objetivo final é chegar a uma produção de 100 mil latas por mês: “Em quatro anos, buscamos ser uma das principais de marcas de cervejas sem álcool do país, aumentando não só o volume de latas, mas melhorando a estratégia de comunicação da Etapp”, diz Eduardo Andrade… leia mais em Pipeline 22/04/2025

