Deve ser temporada de fusões e aquisições.

A Commvault, uma empresa de software programa de gerenciamento e proteção de dados de capital aberto, anunciado Terça-feira que pretende adquirir o provedor de backup e recuperação de dados Clumio por um valor não revelado.

O acordo deve ser fechado no início de outubro. A Commvault diz que não é material para seus lucros e que será financiado com dinheiro em caixa.

A Clumio, sediada em Santa Clara, foi fundada em 2017 por Poojan Kumar, Kaustubh Patil e Woon Ho Jung. Ela serve principalmente para proteger cargas de trabalho da AWS, embora suporte introduzido para o Microsoft 365 em 2020.

Em fevereiro, a Clumio estava alcançando milhões de dólares de dois dígitos em receita recorrente anual — um aumento de 400% de 2022 a 2023 — e adquirindo clientes como Atlassian, Duolingo e LexisNexus. A empresa levantou US$ 261 milhões em capital de risco de investidores, incluindo Index Ventures, NewView Capital e Sutter Hill Ventures antes da saída de terça-feira.

“Na Clumio, nossa visão era construir uma plataforma que pudesse escalar rapidamente para proteger os maiores e mais complexos conjuntos de dados do mundo”, disse Kumar, que foi recentemente nomeado presidente da Clumio após deixar o cargo de CEO em junho, em uma declaração. “Juntar forças com a Commvault nos permite levar nossas ofertas nativas da nuvem para clientes da AWS em uma escala international.”

O CEO da Commvault, Sanjay Mirchandani, vê a Clumio complementando as ferramentas de “resiliência cibernética” existentes da Commvault para software construído na AWS. Agora, ele diz, a Commvault pode oferecer às empresas uma escolha expandida para proteger e recuperar seus dados e aplicativos nativos da nuvem.

Dependente ou não da AWS, o mercado de backup e recuperação de dados é enorme, o que sem dúvida influenciou na decisão de fusão e aquisição da Commvault. De acordo com para a empresa de análise de mercado KBV Analysis, o setor international de backup e recuperação de dados valia US$ 12,9 bilhões em 2023, crescendo a uma taxa anual composta de 10,9% de 2017 até o ano passado.

As empresas enfrentam ameaças crescentes relacionadas ao ransomware. Há também a questão dos desastres de information middle, como o incêndio que atingiu a OVH da França em 2021levando a uma perda significativa de dados. Em alguns países, regulamentações relacionadas ao gerenciamento de dados, como o EU AI Act, estão entrando em vigor, muitas com estipulações rígidas de retenção e procedência de dados.

“No caso de uma interrupção ou ataque cibernético, retornar rapidamente aos negócios é essencial para nossos clientes”, disse Mirchandani em um comunicado à imprensa. “Combinar os recursos de resiliência cibernética líderes do setor da Commvault com o talento e a tecnologia excepcionais da Clumio avança nossas ofertas de recuperação, fortalece nossa plataforma e reforça nossa posição como um provedor líder de software como serviço para resiliência cibernética.”

A notícia vem brand após a compra da empresa de resiliência de aplicativos em nuvem Appranix pela Commvault no início deste ano e após a compra da Commvault superando expectativas Resultados do 1º trimestre.

A Commvault, formada originalmente em 1988 como um grupo de desenvolvimento no Bell Labs focado em gerenciamento de dados, backup e recuperação, foi designada uma unidade de negócios da AT&T e desmembrada como sua própria empresa no remaining dos anos 90. A Commvault abriu o capital em 2006, quando mudou sua sede corporativa de Oceanport para Tinton Falls, Nova Jersey…. leia mais em sériedomomento 24/09/2024