Compra de braço de panificação da Wickbold pela Bimbo é aprovada, mas empresas terão de vender Nutrella e Tá Pronto
O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou com restrições (os chamados “remédios”) a compra pela Bimbo do Brasil do negócio de produção e comercialização de produtos de panificação do Grupo Wickbold. A Bimbo terá de vender a marca Nutrella, de pão de forma, e a Wickbold, a Tá Pronto, de tortilhas, entre outras medidas. A decisão foi unânime.
A determinação de venda decorre da análise da área técnica que levou as empresas a firmarem um acordo em controle de concentração (ACC) com o Cade, considerado, pelo órgão, necessário para que a operação fosse aprovada.
Além dos desinvestimentos, foram fixadas algumas restrições comportamentais (mais brandas que a exigência de venda) para o mercado de bisnagas e bisnaguinhas na região centro-oeste. As restrições impedem, por três anos, contratos de exclusividade, exigência de espaço específico em gôndolas, e cláusulas de vendas mínimas ou acordos de capitania de categoria (negociação com o fornecedor que otimiza vendas). Há também previsão de um “trustee” de monitoramento independente até a transferência dos ativos, para verificar que eles sigam competitivos até o fim do processo… leia mais em Valor Econômico 17/09/2025

