Copel vende R$ 450 milhões em 13 pequenas usinas para Grupo Electra
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou nesta segunda-feira em fato relevante a venda de 11 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas (CGH), uma termelétrica e um parque eólico por R$ 450,5 milhões para o Grupo Electra. Segundo Diogo Mac Cord, vice-presidente de Estratégia, Novos Negócios e Transformação Digital da Copel, com a transação, a empresa concentrará esforços nas grandes usinas, que produzem em escala, e concluirá seu processo de descarbonização, já que havia vendido em julho a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) e, em dezembro de 2023, a termelétrica a gás natural Araucária (Uega).
“Após a privatização, fizemos um plano de demissões voluntárias que teve a adesão de 25% do quadro total da companhia e trouxe benefícios em eficiência”, afirma Mac Cord. “A reorganização do portfólio permite que esse ganho operacional seja aproveitado mais rapidamente, com os profissionais atuando em ativos de maior porte.” A Copel começou o processo de venda das 13 unidades em maio, com a seleção de um grupo de potenciais investidores.
É a segunda maior operação envolvendo usinas de menor porte desde 2018. De acordo com Claudio Alves, presidente do Grupo Electra, a carteira em PCHs quase dobra agora, de 13 para 24, e a empresa passa a figurar entre as dez maiores do segmento – atualmente, a companhia está entre as cem primeiras do ranking. “É mais um passo para… leia mais em Valor Econômico 25/11/2024

