De olho em óculos inteligentes, Meta quer fatia de dona da Ray-Ban
A Meta, de Mark Zuckerberg, está estudando a compra de uma fatia do grupo europeu EssilorLuxxotica, maior fabricante de óculos do mundo e dona de marcas como Ray-Ban e Oakley, em um momento em que a empresa de tecnologia — dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp — tem buscado acelerar o seu negócio de óculos inteligentes. As informações são do Financial Times.
A EssilorLuxxotica, que também controla redes de óticas em vários países, entre elas a brasileira Óticas Carol, é um grupo que nasceu da fusão em 2017 entre a italiana Luxxotica (que levou consigo as marcas Ray-Ban e Oakley), fundada por Leonardo Del Vecchio, com a fabricante francesa de lentes Essilor.
Listada em Paris, a companhia vale quase 90 bilhões de euros. Por volta das 11h, a ação operava em alta de quase 4%. Segundo o jornal britânico, as conversas de Zuckerberg com a empresa envolvem o investimento de bilhões de euros por uma pequena fatia do grupo.
A Meta e a EssilorLuxottica já são parceiras desde 2021, quando a empresa de Zuckerberg lançou óculos inteligentes com a marca da Ray-Ban. A coleção mais recente, lançada em outubro do ano passado, vendeu mais nos primeiros meses do que nos dois anos anteriores, segundo disse nesta semana o CEO do grupo europeu, Francesco Milleri. Os modelos, que contam com câmeras nas armações, permitem transmissões ao vivo, no Facebook e no Instagram, do que está sendo visto pelo usuário, e são integrados ao assistente de inteligência artificial da Meta.
De acordo com o FT, o Morgan Stanley está assessorando a Meta nas negociações. O interesse de Zuckerberg na EssilorLuxottica foi publicado pelo jornal um dia depois do grupo europeu anunciar a compra da marca americana de moda street Supreme, por US$ 1,5 bilhão. A marca, conhecida por vestir skatistas com moletons, camisetas e bonés, conta ainda com a própria linha de óculos, que também pode passar a ter modelos inteligentes sob o comando da EssilorLuxottica… leia mais em Pipeline 18/07/2024

