O diretor-presidente da Union Pacific Corp, Jim Vena, se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para discutir a proposta de aquisição da Norfolk Southern Corp por US$ 85 bilhões, disse a empresa nesta sexta-feira (12), enquanto aguarda aprovação regulatória para o que pode ser a consolidação mais significativa da indústria ferroviária de carga dos EUA em décadas.

O apoio da Casa Branca poderia acelerar o longo processo de revisão, apesar da resistência de rivais e da oposição de contratantes de frete preocupados com a redução da concorrência. A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A fusão, se aprovada, poderia remodelar a indústria ferroviária de carga dos EUA ao criar a primeira rede de linha única de costa a costa, racionalizando operações e eliminando atrasos de intercâmbio de redes em centros-chave como Chicago.

Segundo o comunicado da empresa, Trump e Vena discutiram “como a criação de uma ferrovia transcontinental americana é uma vitória para a concorrência nos Estados Unidos, para os consumidores e para os trabalhadores sindicalizados cujos empregos serão protegidos quando a fusão for aprovada”.saiba mais em Valor Econômico 12/09/2025