Ressurgiram especulações de que a PAI Partners estaria buscando se desfazer de sua participação na joint venture de sorvetes Froneri com a Nestlé.

O peso-pesado dos investidores, Goldman Sachs, tem sido associado a um interesse em assumir a participação de 50% na Froneri que a PAI Partners detém, de acordo com fontes não identificadas do Financial Times.

As fontes da publicação estimam em € 15 bilhões (US$ 17,1 bilhões) o potencial negócio, incluindo dívida. O Financial Times acrescentou que a divisão de gestão de ativos do Goldman Sachs seria a principal investidora em um chamado fundo de continuação a ser criado pela PAI Partners.

Ambos os investidores se recusaram a comentar quando contatados pela Just Food hoje (1º de agosto), já que o Financial Times informou que a transação poderia ser aprovada já em setembro.

A Froneri, com sede no Reino Unido, foi criada em 2016, quando a Nestlé fundiu suas operações europeias de sorvetes com a R&R Ice Cream, outra empresa britânica de propriedade da PAI Partners.

A transação com a Froneri combinou as operações de sorvetes da Nestlé e da R&R na Europa, Oriente Médio, Argentina, Austrália, Brasil, Filipinas e África do Sul. Embora os EUA e Israel não tenham sido incluídos em 2016, três anos depois, Israel também foi incluído na Froneri.

A Nestlé então vendeu suas operações de sorvetes nos EUA no mesmo ano – 2019 – para a Froneri.

Algumas notícias também surgiram no ano passado de que a PAI Partners estava avaliando o futuro de sua participação na Froneri.

A primeira notícia surgiu em janeiro de 2024, com fontes da Bloomberg sugerindo que a empresa de private equity estava nos “estágios iniciais” de avaliação de opções para sua participação na Froneri. Essas mesmas fontes disseram na época que a Nestlé deveria manter sua participação.

A Nestlé também recusou o pedido de comentário da Just Food sobre a nova especulação. A Froneri não respondeu.

A Nestlé também recusou o pedido de comentário da Just Food sobre a nova especulação. A Froneri não respondeu. Enquanto isso, após a reportagem de janeiro, outra notícia surgiu na Bloomberg em maio daquele ano, sugerindo que um acordo estava sendo considerado pela PAI Partners em linhas semelhantes às que estão sendo propostas pelas fontes do Financial Times.

O Financial Times prosseguiu sugerindo em sua reportagem que a PAI Partners já havia investido parte de sua participação de 50% na Froneri em um fundo de continuação em 2019, acrescentando que o fundo está se aproximando do fim de seu ciclo de vida.

A PAI Partners também teria recusado ofertas de outros investidores interessados em adquirir a participação da Froneri, de acordo com as fontes da publicação, com uma delas acrescentando que o acordo mais recente poderia levar a empresa de private equity a compartilhar sua participação com o fundo de continuação proposto.

Mais uma vez, a Nestlé manteria sua própria participação na Froneri, disseram elas.

A Froneri abriga marcas como Cadbury, Connoisseur, Drumstick, Extrême, Häagen-Dazs (EUA), Maxibon, Milka, Mövenpick, Nuii, Oreo e Outshine, de acordo com seu último relatório anual, algumas sob licença das empresas-mãe… leia mais em Yahoo! 01/08/2025