A gestora Exa Capital, de Pedro Mesquita, segue aumentando a aposta no universo de negócios esportivos. Depois de comprar participação no clube Paulista de Jundiaí e investir no fundo de mídia da Liga Forte, a firma acaba de trazer um novo sócio para comandar a área de reestruturação.

Inicialmente, o foco de Alexandre Cobra será clubes de futebol — e ele já tem cliente fechado. O Santos Futebol Clube anuncia hoje a contratação da assessoria para ajudar na profissionalização da gestão financeira e colocar as contas em ordem.

“Independentemente de um clube virar SAF ou não, é imperativo nesse mercado hoje que haja profissionalização. E, quando um clube toma a decisão de virar SAF em situação financeira crítica, inevitavelmente deixa dinheiro na mesa”, diz Mesquita ao Pipeline.

A chegada de Neymar ao clube, emenda o executivo, é uma oportunidade estratégica também para alavancar as receitas – e mudar o perfil de empréstimos de curto prazo, com custos mais altos, e resolução mês a mês para folha de pagamentos.

Especialista em crises financeiras, Cobra havia feito um trabalho de assessoria ao Cruzeiro na Alvarez & Marsal e o então controlador, Ronaldo Nazário, acabou contratando o executivo para o clube. Depois, ele foi chamado para ajudar na recuperação judicial da Americanas, onde estava como diretor de operações. “É o cara mais brilhante que conheci nessa área”, diz Mesquita.

A Exa também está em conversas com fundos internacionais para atuar em special situations ligada ao esporte – originações que podem vir da vertical de reestruturação. A venda de jogadores, por exemplo, costuma ser feita com … leia mais em Pipeline 07/04/2025