O Frasers Group de Mike Ashley tornou-se um investidor no varejista on-line THG como parte de uma arrecadação de fundos de quase £ 100 milhões para desmembrar o braço de tecnologia deficitário Ingenuity.

A Frasers, proprietária da Sports activities Direct, da Evans Cycles, das lojas de departamentos Home of Fraser, da cadeia de moda de rua de luxo Flannels e de várias marcas, de Slazenger a Jack Wills, fez um investimento estratégico de £ 10 milhões na THG.

Matthew Moulding, fundador e executivo-chefe do varejista on-line com sede em Manchester, também investiu £ 10 milhões como parte da arrecadação de fundos.

A empresa, anteriormente conhecida como The Hut Group, pretendia levantar £ 75 milhões por meio de um aumento de capital, colocação de ações e oferta de subscrição, mas anunciou na sexta-feira que havia ultrapassado essa meta em 27%, levantando £ 95,4 milhões.

Os fundos permitirão à empresa separar a Ingenuity, que obtém a maior parte das suas receitas fornecendo “soluções de comércio eletrónico de ponta” às operações de beleza e nutrição da THG, proporcionando-lhe financiamento a médio prazo para se transformar numa empresa autónoma.

Em junho, a THG anunciou uma parceria estratégica com o Frasers Group, incluindo um acordo plurianual Ingenuity e a implantação da plataforma de crédito e fidelidade do grupo Frasers Plus.

A empresa disse que os recursos líquidos acima dos 75 milhões de libras necessários para a cisão da Ingenuity, que tem 4.000 funcionários e 12 centros de distribuição em todo o mundo, seriam usados ​​para “fins corporativos gerais”.

Após a cisão, a THG consistirá no negócio de beleza e nutrição que está por trás das marcas Myprotein e Cult Magnificence. Também possui negócios como a marca Lookfantastic e o jornal Metropolis AM.

A THG cotada em bolsa, que afirmou que a mudança lhe permitirá tornar-se um “negócio mais simples e gerador de caixa, capaz de pagar dividendos futuros”, está avaliada em 642 milhões de libras.

Há três anos, a THG fechou um complexo acordo de three way partnership com a empresa de investimentos japonesa SoftBank que avaliou a Ingenuity em espumosos £ 4,5 bilhões. Em 2022, o SoftBank encerrou o acordo para investir e adquirir uma participação de 20%, culpando as “condições macroeconómicas globais”, depois de fornecer apenas 610 milhões de libras em fundos para ajudar a expandir o negócio.
pular a promoção do boletim informativo… leia mais em sériesdomomento 11/10/2024