FreeBrands adquire Labotê, de nutricosméticos, e projeta faturamento adicional de R$ 5 milhões ao ano
A FreeBrands, grupo do segmento HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), acaba de anunciar a aquisição da Labotê, de nutricosméticos. A operação, que marca a entrada da companhia em um novo segmento, deve gerar um faturamento de R$ 5 milhões ao ano para a empresa a partir de 2026. A notícia foi revelada em primeira mão a PEGN.
De acordo com Rafael Nasser, CEO e cofundador da FreeBrands, a aquisição faz parte do projeto de expansão do negócio, que já administra as marcas FreeCô, Free Wipes, Kissu, Beta e Vedika. Segundo o executivo, o acordo com a Labotê não envolveu um investimento imediato, mas sim um contrato de earn-out — pagamento condicionado pelo alcance de metas da empresa — para os próximos 10 anos.
Criada em 2020, a FreeBrands surgiu para administrar a marca FreeCô, de bloqueador de odores sanitários, e integrar outras marcas dos segmentos de higiene pessoal e wellness. “Começamos com a FreeCô e criamos uma estrutura bastante robusta, que já tem equipes internalizadas de áreas como trade marketing, logística, finanças e P&D [pesquisa e desenvolvimento], o que comporta a criação de novos produtos e soluções para o mercado”, aponta Nasser.
A expectativa é comercializar mais de 100 mil unidades dos produtos da nova marca por ano. Já presente em 35 mil pontos de venda no Brasil, a FreeBrands quer usar essa capilaridade para ampliar a presença da Labotê no varejo físico. Atualmente, 20% das vendas da Labotê ocorrem em canais offline. Segundo Nasser, os canais físicos podem representar 70% das vendas com a nova administração.
“Inicialmente, a ideia é levar a Labotê para mil pontos de venda — aqueles que a gente considera os mais ‘premium’, que têm mais sinergia com a marca”, afirma Nasser. “Especialmente no começo, teremos um corpo a corpo maior com o consumidor. Vamos fazer um trabalho de degustação, conhecimento e promoção da marca.” De acordo com o… leia mais em PEGN 30/05/2025

