Froneri fecha acordo para comprar o negócio de sorvetes da Food Union na Europa
A fabricante britânica de sorvetes Froneri firmou acordos para adquirir o negócio europeu de sorvetes da Food Union.
Os detalhes financeiros não foram divulgados.
De acordo com um comunicado conjunto publicado pela Food Union hoje (15 de outubro), a venda deverá ser concluída nos “próximos meses”.
A transação proposta abrange todos os negócios da Food Union em mercados como Noruega, Dinamarca, Lituânia e Romênia.
O acordo também inclui a Letônia, mas os negócios de laticínios da Food Union nesse mercado estão excluídos da transação e a propriedade permanecerá a mesma, segundo o comunicado.
A Food Union detém diversas marcas de sorvetes, incluindo a Premia, no Báltico, a Jocker, na Lituânia, e a Isbjørn Is, na Noruega.
Para a Froneri, espera-se que a aquisição ajude a “criar novas oportunidades de crescimento, bem como uma oportunidade de consolidar o compromisso de fornecer sorvetes de alta qualidade a todos os consumidores”.
O portfólio de sorvetes do grupo inclui marcas como Nuii e Häagen-Dazs.
Comentando sobre o acordo, o CEO da Froneri, Phil Griffin, disse: “A Food Union construiu um portfólio de marcas locais apreciadas, nas quais planejamos investir para desenvolver ainda mais o significativo potencial do negócio.
“Estamos ansiosos para receber a equipe da Food Union na Froneri para apoiar nossa ambição de ser a melhor empresa de sorvetes do mundo.”
O presidente executivo da Food Union, Soren Lauridsen, acrescentou: “A Froneri é referência global em sorvetes e estamos muito satisfeitos que nossos funcionários e marcas tenham encontrado um lar perfeito com um líder verdadeiramente de classe mundial.
“Sob a liderança da Froneri, essas marcas ganharão maior alcance e os pontos fortes de um portfólio e capacidades globais, preservando o caráter local e a qualidade que os consumidores adoram. Estamos ansiosos para construir o próximo capítulo juntos.”
No início deste mês, a PAI Partners reestruturou sua participação acionária na Froneri com um investimento minoritário da Autoridade de Investimentos de Abu Dhabi (ADIA).
A empresa de private equity com sede em Londres adquiriu uma participação de 50% na Froneri em 2016 por meio de uma joint venture com a Nestlé, quando a gigante alimentícia fundiu suas operações europeias de sorvetes com a R&R Ice Cream, sediada no Reino Unido, de propriedade da PAI Partners.
A ADIA, que investe em nome do governo de Abu Dhabi, adquiriu uma parcela minoritária, não divulgada, da participação de 50% da PAI Partners por meio de uma subsidiária integral como coinvestidora da empresa de private equity.
Enquanto isso, o Goldman Sachs, por meio da Vintage Strategies na Goldman Sachs Alternatives, reinvestiria na Froneri por meio de um veículo de continuação de ativo único (VC)… leia mais em Yahoo! 15/10/2025

