O forte aumento nas receitas de várias startups de inteligência artificial (IA) especializadas em criar “aplicações” práticas com base nos modelos de linguagem de grande escala (LLMs, na sigla em inglês) de inteligência artificial desencadeou uma corrida para comercializar a tecnologia de ponta.

Os investidores estão apostando que empresas como Cursor, Perplexity, Synthesia e ElevenLabs, que desenvolvem aplicativos baseados nos poderosos modelos de IA generativa criados por OpenAI, Google e Anthropic, entre outras, impulsionarão a adoção dessa tecnologia em rápida evolução entre consumidores e empresas.

Essas startups de aplicativos de IA vêm conseguindo dezenas de milhões de dólares em receitas e atraindo números cada vez maiores de usuários, segundo fontes a par de suas operações. Elas também se beneficiam da concorrência no mercado de LLMs, que reduziu o custo de usar IA para executar consultas e dar respostas a problemas complexos.

“Muitas dessas startups estão conseguindo até US$ 200 milhões [em receita recorrente anual] em menos de dois anos, mais rápido do que já se viu antes, e muitas vezes com equipes muito ágeis, atraindo forte interesse de investidores”, disse Lorenzo Chiavarini, chefe de análises da Dealroom.co.

Hoje, há uma demanda real de empresas e pessoas reais por aplicações de IA, num ritmo que nunca vimos antes”, disse Miles Grimshaw, sócio da Thrive Capital. A firma de investimentos de capital de risco, que também financiou a OpenAI, investiu na empresa de programação Anysphere……Por Melissa Heikkilä , Tim Bradshaw e George Hammond , Em Financial Times — Londres e San Francisco… Leia mais em valor.globo 18/04/2025