Fusões e aquisições no setor mineral registram maior alta em 20 anos
A indústria mineral brasileira passa por um boom de fusões e aquisições. Em 2024, foram 30 transações, o que representou um aumento de mais de 40% em relação a 2023. “Foi o maior número de negócios nos últimos 20 anos”, diz o consultor Paulo Guilherme Coimbra, sócio da KPMG e responsável pelo levantamento. No primeiro trimestre de 2025, o ritmo segue forte. Foram seis transações, o dobro do total efetivado no mesmo período do ano passado.
Vários fatores contribuem para o aumento de fusões e aquisições do setor no país. O principal deles é a busca global por minerais críticos e estratégicos para a transição energética. O Brasil possui reservas importantes de lítio, terras raras, níquel, nióbio, cobalto, grafite e outros minerais que ganharam relevância na pauta geopolítica.
“Países e empresas estão muito interessados em garantir o suprimento de minerais críticos e estratégicos e o Brasil possui reservas ainda pouco exploradas”, diz Manuel Fernandes, sócio líder da área de recursos naturais da KPMG. Em 2024, os minerais críticos e estratégicos responderam por um terço das fusões e aquisições no Brasil. “Há dois anos, os ativos brasileiros destes minerais .. leia mais em Valor Econômico 29/04/2025

