Good Karma e fundo de Al Gore concluem fusão
O fundo de private equity Just Climate, criado pela gestora do ex-vice-presidente americano Al Gore, a Generation Investment Management, vai anunciar hoje o término do processo de fusão com a Good Karma Partners. Parceira da Generation no Brasil, a gestora nasceu por iniciativa de Eduardo Mufarej, atual codiretor de investimentos do Just Climate.
As tratativas sobre a fusão começaram há três anos, no primeiro encontro entre Mufarej e os diretores da Generation, na Universidade de Stanford. Na ocasião, a principal preocupação do empresário e executivo brasileiro era como financiar a transição climática em países emergentes, onde a disponibilidade de capital é menor, mas as oportunidades de escala são grandes.
“Algo que discutimos desde as nossas primeiras conversas é que não se pode consertar o clima sem o Brasil. Essa é uma área em que o Brasil tem um papel muito importante a desempenhar no cenário global”, destaca o executivo.
Segundo ele, a fusão consolida essa visão ao trazer oficialmente ao país um dos nomes mais relevantes do segmento. “Em um momento em que a maioria das empresas globais não está se estabelecendo no Brasil, essa fusão demonstra a intencionalidade da Just Climate de entrar em um mercado em que muitos players globais não tinham presença ou do qual acabaram saindo na última década”, diz Mufarej.
Com a fusão, a equipe da Good Karma Partners passará a integrar a da Just Climate, que segue sob a liderança de Mufarej. De acordo com Clara Barby, sócia sênior da Just Climate, a presença no Brasil marca o início da execução de estratégias regionais do fundo, que, complementando os planos globais, também vai centrar o foco sobre Colômbia e México. … leia mais em GloboRural 08/05/2025

