A Holcim anunciou na segunda-feira um acordo de 1,85 bilhão de euros (US$ 2,16 bilhões) para adquirir a fabricante alemã de sistemas de paredes Xella, marcando a maior aquisição da empresa suíça de materiais de construção sob o comando do CEO Miljan Gutovic desde que ele assumiu o cargo em maio de 2024.

A transação reflete a mudança estratégica da Holcim, que se desvia de seu negócio principal de cimento para a expansão de seu segmento de produtos para construção, que inclui sistemas de cobertura e isolamento.

Gutovic afirmou que o acordo faz parte da estratégia da Holcim de focar na construção sustentável.

“A Xella aumentará nossa oferta de clientes no mercado altamente atrativo de paredes, que movimenta mais de 12 bilhões de euros, com oportunidades de vendas cruzadas e de sistemas”, afirmou o CEO em um comunicado.

Com sede em Duisburg, Alemanha, a Xella tem mais de 4.000 funcionários e está presente em 21 dos mercados mais atraentes da Europa, afirmou a Holcim.

A Xella, que utiliza marcas como Ytong, Silka, Hebel e Multipor em seus produtos, projeta vendas de cerca de 1 bilhão de euros em 2025.

A Holcim afirmou que está pagando um múltiplo de 8,9 vezes o lucro antes de juros, impostos e depreciação (EBITDA) projetado pela Xella para 2026, e afirmou que espera que a aquisição aumente os lucros já no primeiro ano.

A empresa suíça afirmou que espera que o negócio seja concluído no segundo semestre de 2026… leia mais em msn 20/10/2025