Indicium fecha fusão com londrina Mesh-AI
A empresa catarinense de dados Indicium – investida há pouco mais de um mês pela gigante do segmento Databricks – está se juntando com a britânica Mesh-AI para dar origem à Indicium AI, criando o que os sócios consideram uma consultoria integralmente voltada à transformação empresarial por meio de dados e inteligência artificial.
Com presença global e atuação concentrada nas Américas e na Europa, as duas companhias vinham atuando em frentes complementares. A Indicium, fundada em Florianópolis e com sede atual em Nova York, se especializou em modernização de dados e implementação de soluções de IA.
Já a Mesh-AI, baseada em Londres, desenvolveu projetos de transformação digital e governança de dados para grandes corporações. Entre os clientes das duas empresas, estão PepsiCo, Bayer, Burger King, Experian e National Grid. Após a fusão, meio a meio, a Indicium AI passa a reunir mais de 600 profissionais e uma possibilidade ampliada de países para seguir carreira.
Sem abrir os valores envolvidos, os agora sócios informam que esperam dobrar a receita das duas empresas somadas em 2026. “Nosso foco agora é expandir a presença nas Américas e na Europa, onde já observamos forte demanda por soluções de dados e IA em larga escala”, diz Matheus Dellagnelo, CEO Américas da Indicium AI, cofundador e CEO da Indicium.
Segundo ele, a integração das operações combina “profundidade técnica e presença global” em um mercado que passa por um ponto de inflexão em que a adoção de IA deixa de ser experimental ou isolada e passa a ser prioridade estratégica central nas empresas, passando de um ciclo de hype para um ciclo de execução.
A liderança global ficará a cargo de Kelly Manthey, ex-CEO da Kin + Carta, consultoria internacional de transformação digital. O executivo Jacob Parsons, atual CEO da Mesh-AI, será o CEO Europa da Indicium AI. As duas empresas continuarão operando separadamente até o lançamento oficial da nova marca, previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Os demais cofundadores da Indicium seguirão na nova empresa em cargos estratégicos de inovação, tecnologia e crescimento. A companhia seguirá trabalhando em parceria com empresas de tecnologia como Databricks, Microsoft, AWS, OpenAI e Anthropic. O objetivo é desenvolver soluções corporativas de IA com foco em responsabilidade, segurança e escalabilidade.
A Columbia Capital, investidora das duas empresas, apoiou a fusão. “Essa integração combina talentos, tecnologia e visão para enfrentar os principais desafios de dados e IA que as empresas enfrentam hoje”, afirma o sócio Jason Booma… leia mais em Pipeline 04/11/2025

