A startup portuense Infraspeak fechou uma ronda de investimento Série B de 18 milhões de euros para acelerar o crescimento europeu da plataforma inteligente de gestão de infraestruturas que gere em mais de 240 mil edifícios em 32 países. A empresa, que diz querer “solidificar a sua posição de líder” na Europa, na América Latina e em África, pretende expandir-se para novos “mercados-chave”, incluindo França e Alemanha e países nórdicos como a Dinamarca.

Para impulsionar este crescimento, a Infraspeak quer contratar mais de 100 trabalhadores em 2025 para se juntarem a uma equipa que atualmente conta com mais de 180 pessoas. Entre as vagas abertas estão “posições estratégicas” e de chefia, como chief revenue officer, growth director ou enterprise sales director. Das mais de 100 vagas, a startup prevê que 70 sejam preenchidas com “contratações em Portugal”.

A ronda de financiamento foi liderada pela neerlandesa Endeit Capital e contou com a participação de investidores já existentes, como a Bright Pixel Capital, a Caixa Capital, a Indico Capital Partners e a Innovation Nest. Com o investimento esta terça-feira anunciado em comunicado, o montante angariado pela startup portuguesa sobe para cerca 36 milhões de euros. “Tivemos uma Série A com extensão de 17,5 milhões de euros e antes disso tínhamos tido uma seed round, pouco significativa”, detalha a empresa, em resposta ao Observador.

“Acreditamos que, com os novos recursos disponíveis e a expertise da Endeit Capital, podemos revolucionar ainda mais a indústria de gestão de facilities, permitindo que todos os envolvidos na operação de um edifício trabalhem como uma única entidade, desde os utilizadores dos edifícios até à equipa de manutenção, dos auditores aos gestores financeiros, dos proprietários ou gestores dos edifícios a todos os tipos de prestadores de serviços”, afirma Felipe Ávila da Costa, confundador e CEO da Infraspeak, que nota que a empresa encara as rondas de financiamento como “novos marcos para acelerar o crescimento”.

Com sede no Porto e escritórios em Londres, Barcelona e Florianópolis (no Brasil), a Infraspeak tem no leque de clientes empresas como a Teleperformance, o Grupo Casais, a Ale-Hop, o Vila Galé e a Siemens… leia mais em O Observador 29/10/2024

Infraspeak capta 18 milhões de euros em rodada de Série B

A Infraspeak, uma plataforma inteligente de gestão de facilities, arrecadou com sucesso 18 milhões de euros (aproximadamente R$110 M) em uma rodada de financiamento Série B, que foi sobre subscrita em 726% e liderada pela Endeit Capital, um investidor de growth capital.

Atualmente, a Infraspeak atende mais de 60.000 profissionais e gerencia mais de 240.000 edifícios ao redor do mundo. Este investimento marca um novo passo no caminho da empresa para se tornar a plataforma global de referência na gestão colaborativa de facilities.

Imagine se a gestão de um edifício fosse tão eficaz quanto a condução de uma orquestra afinada – onde todos, do proprietário ao prestador de serviços e às equipes técnicas, permanecem conectados e alinhados, e podem realizar suas tarefas sem os problemas habituais, como falhas na manutenção, dificuldade em manter a comunicação ou lidar com avarias inesperadas. É exatamente isso que a Infraspeak faz no universo da gestão de facilities: ela criou uma plataforma inteligente que torna a colaboração fluida, transforma operações de manutenção complexas em um esforço orquestrado, onde todos desempenham seus papéis com confiança.

“Na Infraspeak, vemos as rodadas de financiamento como marcos para acelerar nosso crescimento”, afirmou Felipe Ávila da Costa, cofundador e CEO da Infraspeak. “Acreditamos que, com os novos recursos disponíveis e a expertise da Endeit Capital ao permite que todos os envolvidos na operação de um edifício trabalhem como uma unidade, desde os visitantes até a equipe de manutenção, das auditorias e conformidade aos gestores financeiros, dos gestores de facilities a todos os tipos de prestadores de serviços, o que, em última análise, melhora a vida de quem usa, gerencia e mantém os edifícios. ”

Acelerar o crescimento global

Este investimento impulsionará os ambiciosos planos de crescimento da Infraspeak e sua posição como software de gestão de manutenção e facilities líder na Europa, América Latina e África será consolidada por meio de uma maior expansão em mercados-chave — no caso da Europa, em França, a região DACH (Alemanha, Áustria e Suíça) e os países nórdicos. Na América Latina, os esforços se concentram no Equador e no Peru, além da expansão das operações no Brasil, que é um dos principais mercados da empresa.

Para concretizar essa visão, a Infraspeak investirá agressivamente em suas estratégias de go-to-market, com a contratação de mais de 100 novos colaboradores em 2025, dos quais, ao menos quinze, estarão alocados na operação Latam. A empresa busca talentos de ponta, em especial, para posições estratégicas, como Chief Revenue O Director e Enterprise Sales Director.

O financiamento também fortalecerá a Comunidade IFM (Inside Facilities Management) da Infraspeak – que já conta com mais de 1.000 membros – como uma referência global de conteúdo e experiências em FM. Comprometida em proporcionar oportunidades de networking e troca de conhecimento aos profissionais da área, a IFM oferece iniciativas como o IFM Tour, que retorna em 2025 com 7 eventos pela Europa, América do Sul e África.

Liderando o futuro do trabalho na gestão de facilities

“Estamos orgulhosos por liderar esta rodada e apoiar a Infraspeak enquanto ela redefine a indústria de gestão de facilities, especialmente no contexto do ‘futuro do trabalho’, que se concentra na transformação digital e na produtividade aprimorada do trabalho moderno, da força de trabalho e dos locais de trabalho” , disse Martijn Hamann, Sócio Geral da Endeit Capital. Ele acrescentou: “A Infraspeak desenvolveu uma plataforma que vai além da gestão tradicional de facilities, ela conecta todos os principais atores envolvidos na operação de um edifício, desde gestores de facilities e equipes de manutenção na linha de frente até os prestadores de serviços. Vemos um enorme potencial na capacidade da Infraspeak de revolucionar e digitalizar a forma como as facilities são mantidas. Isso se alinha ao nosso foco em promover inovação e transformação digital em setores com necessidades críticas de infraestrutura.”

Os investidores existentes Bright Pixel Capital, Caixa Capital, Innovation Nest e Indico Capital Partners também participaram da rodada.

Com sede no Porto e escritórios em Londres, Barcelona e Florianópolis, a Infraspeak já possui clientes em 32 países, entre eles Reino Unido, Espanha, Portugal, Brasil, Equador,Angola, África do Sul, França, Dinamarca, Peru, Colômbia e Maurício.

O que isso significa para o mercado brasileiro

Este financiamento terá um impacto significativo nas operações da Infraspeak no Brasil. Com um escritório em Florianópolis, a Infraspeak está pronta para ampliar sua influência no mercado brasileiro, ao oferecer soluções inovadoras para grandes clientes empresariais. O investimento permitirá a contratação de novos talentos locais, o fortalecimento das iniciativas de sucesso do cliente e a expansão do apoio a clientes-chave como Araújo Abreu, Hitachi, Soul Malls e Allos. Esses passos ajudarão a consolidar a liderança da Infraspeak no setor de Gestão de Facilities no Brasil, e a fornecer ferramentas avançadas para melhorar a eficiência operacional e transformar a forma como as instalações são gerenciadas.

Com informações da Infraspeak 29/10/2024