Ipsos avalia oferta vinculativa para comprar Kantar Media, dizem fontes
O grupo francês de pesquisa de mercado Ipsos ISOS.PA está preparando uma oferta vinculativa para comprar o negócio de dados de audiência de TV do grupo de pesquisa de mercado Kantar, disseram à Reuters duas pessoas com conhecimento do assunto.
A Ipsos, com sede em Paris e um valor de mercado de 1,9 bilhão de euros (US$ 2 bilhões), está trabalhando com consultores para conseguir financiamento para a Kantar Media antes do prazo final da semana que vem, disseram as pessoas, que falaram sob condição de anonimato porque o assunto é privado.
Não há certeza de que o acordo se concretizará e espera-se que outras empresas de private equity, como a Cinven, também busquem a venda, disseram as pessoas.
Porta-vozes da Ipsos, Cinven, Kantar e seus acionistas WPP e Bain Capital não quiseram comentar.
A Kantar Media pode ser avaliada em 1 bilhão de libras (US$ 1,27 bilhão) em um acordo, disse uma das pessoas.
Um driver para a combinação potencial é que a Ipsos e a Kantar Media têm clientes e operações sobrepostos em toda a Europa, disse a pessoa. Elas têm uma parceria em medição de audiência em certos países, como a Holanda, de acordo com um press release da empresa.
A Kantar Media gerencia o sistema de medição de audiência de TV do Reino Unido, conhecido como Barb, e fornece medição de audiência em mídia transmitida, impressa e externa em 62 países.
A Ipsos fornece serviços de pesquisa de mercado de consumo, operando em 90 mercados e empregando quase 20.000 pessoas. Em seu relatório semestral, ela tinha 282,5 milhões de euros em dinheiro e equivalentes de caixa no final de julho.
A Kantar Media é uma divisão do Kantar Group, que é propriedade conjunta da Bain Capital e do grupo de publicidade do Reino Unido WPP Group. A WPP vendeu uma participação de 60% na Kantar para a Bain em 2019, avaliando a empresa em 3,2 bilhões de libras na época.
O JPMorgan e o Jefferies têm aconselhado os acionistas sobre a venda da Kantar Media, disseram as pessoas. O JPMorgan não quis comentar. O Jefferies não respondeu a um pedido de comentário… saiba mais em XM 29/11/2024

