O Ministério das Comunicações do Japão planeja testes no exterior de um sistema operacional de uso geral para equipamentos de rede de fibra ótica, apurou o “Nikkei Asia”. O objetivo é oferecer uma alternativa acessível ao proprietário de software usado por muitas empresas e ajudar os países a dependerem menos da Huawei e de outros produtos chineses.

Os testes começam neste ano em mais de dez países na Ásia, Europa, América do Norte e do Sul e África. As operadoras locais avaliam o desempenho do sistema operacional e a compatibilidade com seus sistemas. O Ministério de Assuntos Internos e Comunicações recrutará empresas para conduzir os testes em breve.

O software será instalado em dispositivos de uso geral de fabricantes em Taiwan e em outros lugares, com os clientes pagando taxas de uso. Os esforços serão feitos para dissipar preocupações sobre questões como a responsabilidade por qualquer falha nas redes que utilizam equipamentos de várias empresas… leia mais em Valor Econômico 27/05/2025