O Grupo Jovem Pan anunciou um novo movimento estratégico em sua atuação no ecossistema de inovação. A emissora passou a integrar o quadro de investidores da Sampi, startup brasileira de tecnologia especializada em soluções de inteligência artificial (IA) voltadas à automação e otimização da produção de conteúdo. A iniciativa reforça a presença do grupo de mídia no ambiente de inovação tecnológica e de transformação digital. A empresa também se apresentou no “Dia do Rádio” do SET Expo 2025, realizado em agosto passado.

Fundada pelo economista e comunicador Samy Dana, a Sampi tem como foco inicial o setor de mídia, oferecendo ferramentas que automatizam a geração de textos, imagens, áudios, vídeos, dashboards e boletins. A tecnologia da startup já está em uso pela Jovem Pan, permitindo à emissora multiplicar em até 15 vezes sua capacidade de produção de conteúdo digital e jornalístico.

“A inteligência artificial não é apenas uma tendência, mas uma mudança estrutural em como empresas operam e se comunicam”, afirma Samy Dana. “Estar ao lado da Jovem Pan nesse movimento reforça nossa convicção de que o Brasil pode ser protagonista no ecossistema global de IA”, destacou.

De acordo com Roberto Araújo, CEO do Grupo Jovem Pan, a decisão de investir na Sampi está alinhada à estratégia do grupo de unir mídia e capital como impulsionadores de crescimento. “Queremos estar na linha de frente da inovação, apoiando empresas que têm o potencial de redefinir o setor de comunicação”, afirma o executivo.

A iniciativa segue uma tendência crescente entre grandes grupos de mídia no Brasil, que vêm adotando práticas semelhantes às de corporate venture capital. A Jovem Pan já havia realizado aporte na Newsco, outra startup de IA que organiza e personaliza conteúdos de mais de 100 veículos jornalísticos, sendo comparada a um “Spotify da informação”.

Com o novo investimento, a Sampi planeja expandir sua equipe, fortalecer a base tecnológica e avançar para novos mercados além da mídia, como os setores de educação, marketing e comunicação corporativa. Segundo nota enviada pelo grupo ao tudoradio.com, o movimento reflete a consolidação de um novo ciclo de maturidade do ecossistema brasileiro de IA, em que tecnologia, capital e mídia convergem para impulsionar negócios escaláveis e de alto impacto... leia mais em Tudo Rádio 08/10/2025