Kamay Ventures recebe investimento do BID LAB e DFC para impulsionar o crescimento de startups na América Latina
Kamay Ventures, o fundo de capital de risco multi-corporativo líder na América Latina, anuncia a entrada do BID Lab e da Corporação Financeira de Desenvolvimento Internacional dos EUA (DFC, na sigla em inglês), reforçando sua missão de impulsionar startups que oferecem soluções disruptivas para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental na região. Após a adesão do Grupo Bimbo no ano passado, esta nova aliança fortalece ainda mais a capacidade da Kamay Ventures de liderar a inovação em setores-chave como Agtech, soluções ambientais, logística, fintech, biotech e foodtech.
A entrada do BID Lab e da DFC representa uma injeção significativa de capital, que será direcionada para apoiar startups em estágios iniciais, oferecendo tanto financiamento quanto recursos estratégicos para maximizar seu impacto na região. Gabriela Ruggeri, Managing Partner da Kamay Ventures, comentou: “É um prazer dar as boas-vindas ao BID Lab e à DFC à Kamay Ventures. Esta parceria reforça nossa visão compartilhada sobre o poder transformador do empreendedorismo para enfrentar alguns dos desafios mais urgentes da América Latina. Juntos, buscamos acelerar a adoção de tecnologias disruptivas que promovam a inclusão econômica, a sustentabilidade e uma melhor qualidade de vida para toda a região.”
BID Lab, o braço de inovação e capital de risco do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento, tem sido fundamental na mobilização de fundos e expertise para impulsionar a inovação na América Latina e no Caribe. Magdalena Coronel, CIO do BID Lab, conta: “Estamos entusiasmados em apoiar a Kamay Ventures em sua missão de potencializar startups inovadoras em toda a América Latina. Este investimento representa nosso compromisso com o desenvolvimento de um ecossistema empreendedor vibrante que enfrente os desafios sociais e econômicos críticos da região.”
Já a DFC tem demonstrado um forte compromisso com o apoio a empreendedores tecnológicos em estágios iniciais, que trabalham para enfrentar os desafios mais urgentes em todo o mundo. Esse compromisso é reforçado com a assistência técnica fornecida à Kamay através do programa Ignite TA Facility, para apoiar empresas e fundos em estágios iniciais. Goldie Shturman, Vice-presidente Interina da Oficina de Fundos de Investimento da DFC, comentou: “Na DFC, nos orgulhamos de apoiar a Kamay Ventures em sua missão de impulsionar investimentos para empreendedores tecnológicos em estágios iniciais em toda a América Latina. Esta parceria reflete nosso compromisso em financiar empresas que estão desenvolvendo soluções de alto impacto nas cadeias de consumo, especialmente em setores-chave como agricultura e sistemas alimentares, distribuição e logística, e fintech.”
A participação do BID Lab e da DFC permitirá que a Kamay Ventures continue a catalisar e potencializar o talento criativo e inovador da América Latina, segundo Antonio Peña, Managing Partner da Kamay Ventures. “Nosso objetivo é criar pontes entre essas grandes organizações e as startups por meio de projetos transformadores de alto potencial. Queremos alinhar as propostas de investimento com a visão de longo prazo dessas entidades, honrando seu legado enquanto impulsionamos as startups, oferecendo-lhes um ambiente de validação que as permita escalar, beneficiando-se da experiência e trajetória de nossos parceiros corporativos.”
A Kamay Ventures é um fundo de capital de risco apoiado por corporações, com ampla experiência em venture capital na região. Desde sua fundação em 2019, analisou mais de 1.500 projetos e seu portfólio inclui 16 startups em toda a América Latina, incluindo mercados como Argentina, México, Brasil, Equador e Colômbia. Entre as startups destacadas estão Wiagro, Auravant, INI, Zippin, Kilimo, Webee, Ruedata, BACU, Aerialoop, Altscore, NUDE, Sensei e Sensify.
Além disso, o fundo lançou em 2023 o evento Kamay Code, projetado especificamente para o ecossistema de inovação da América Latina, que conecta startups a grandes organizações para discutir oportunidades de negócios e tecnologia. A primeira edição ocorreu em Buenos Aires em março de 2023, seguida por São Paulo em agosto do mesmo ano, e neste ano, chegou à Cidade do México com sua terceira edição e Bogotá, na Colômbia, com sua quarta edição.
Com informações da NR7 22/11/2024

