A autoridade de concorrência da Austrália sinalizou o interesse da gigante de laticínios Lactalis em adquirir os ativos de laticínios da Fonterra voltados para o consumidor, que estão à venda.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidor (ACCC) emitiu um aviso “em consideração” hoje (2 de maio) referente à proposta da Lactalis, sediada na França.

A ACCC solicitou comentários sobre a proposta das “partes interessadas” até 16 de maio, afirmando em um comunicado que a Lactalis “propõe adquirir” os negócios globais de consumo da Fonterra e os negócios de serviços de alimentação de laticínios e ingredientes da cooperativa na Austrália.

A Fonterra, sediada na Nova Zelândia, anunciou pela primeira vez um plano de saída de sua divisão voltada para o consumidor em maio do ano passado, quando afirmou que a empresa exploraria uma alienação total ou parcial dos ativos.

Em novembro, a Fonterra afirmou que seguiria adiante com a proposta, incluindo um possível IPO das operações de consumo no pool de opções, já que a cooperativa planeja se concentrar nas partes de ingredientes lácteos e serviços de alimentação do negócio. O plano de desinvestimento também inclui os negócios da cooperativa na Oceania e no Sri Lanka.

O interesse da Lactalis surgiu um dia após a Reuters informar, citando fontes não identificadas, que a empresa francesa estava entre um grupo de empresas que “consideravam” fazer uma oferta pelos ativos da Fonterra.

A Saputo, sediada no Canadá, a Meiji Holding Co. do Japão e a empresa de investimentos americana Warburg Pincus também supostamente faziam parte do grupo.

A Warburg Pincus se recusou a comentar as especulações ontem (1º de maio) quando contatada pela Just Food, enquanto a Saputo não respondeu. Esta publicação não conseguiu contato com a Meiji para obter comentários.

A Fonterra também não respondeu ao pedido feito ontem pela Just Food para verificar o andamento do processo de alienação ou para comentar sobre quaisquer partes das quais possa ter recebido interesse.
Lactalis responde

A Lactalis, por sua vez, respondeu hoje. Ontem foi feriado na França, assim como em grande parte da Europa, em homenagem ao Dia do Trabalho.

Inicialmente, a empresa afirmava: “Como grupo líder mundial em laticínios, a Lactalis está analisando todas as oportunidades que se apresentarem”, confirmando à Just Food, por meio de um porta-voz, que a gigante do setor atualmente “não possui atividades na Nova Zelândia, Oceania ou Sri Lanka”.

A Lactalis então emitiu uma declaração complementar, reconhecendo que se tratava de uma resposta ao pedido da ACCC.

“Como grupo líder em laticínios, o desenvolvimento global é essencial para nossos planos de crescimento e, naturalmente, estamos considerando investimentos na Austrália e no exterior”, disse a Lactalis.

“Prevemos que muitas partes interessadas participarão do processo de venda. Várias etapas preventivas são padrão antes de qualquer acordo ser considerado, e a Lactalis ainda não assinou nenhum.”… leia mais em Yahoo! 02/05/2025