Lavoro troca comando e negocia venda da divisão Crop Care
A Lavoro divulgou que teve seu pedido de recuperação extrajudicial aprovado nesta quarta-feira (26/11) e que pretende vender os ativos da Crop Care, divisão industrial da empresa. Também anunciou a troca de comando no Brasil.
O plano de recuperação, homologado em 25 de novembro de 2025 pelo 2º Juizado de Falências e Recuperações Judiciais da Comarca Central de São Paulo, passa a ter efeito vinculante para todos os credores fornecedores elegíveis, incluindo aqueles que não aderiram voluntariamente. Do total, 67% dos créditos elegíveis apoiaram o plano. Entre os fornecedores que aderiram estão Adama Brasil, UPL Brasil, FMC Agrícola, BASF, Ourofino e EuroChem.
O plano abrange aproximadamente R$ 2,5 bilhões em dívidas comerciais com fornecedores de insumos agrícolas e prevê o parcelamento em longo prazo, mantendo a oferta de produtos e relações comerciais. Credores que aderirem receberão pagamentos semestrais ajustados pelo IPCA até 2030, enquanto os não aderentes receberão uma única parcela em 2032 com desconto de 50%, também corrigida pelo IPCA.
Segundo a Lavoro, a estrutura busca garantir a continuidade das operações, restaurar linhas de financiamento com fornecedores e reduzir riscos de desabastecimento.
O plano se aplica exclusivamente à Lavoro Brasil, que inclui o segmento Brazil Ag Retail e a subsidiária Perterra, consolidada sob o Crop Care, sem impactar outras unidades da Lavoro na América Latina.
Mudança na liderança
O atual CEO Ruy Cunha deixará a posição em 30 de novembro de 2025, sendo sucedido por Marcelo Pessanha.
Pessanha ocupa atualmente o cargo de vice-presidente de Vendas e Marketing da Lavoro Brasil e liderou a Crop Care de abril de 2022 a julho de 2024.
Com mais de seis anos na empresa, Pessanha possui experiência na indústria de insumos agrícolas, incluindo nove anos na UPL Brasil.
“A transição busca garantir continuidade operacional e acelerar a agenda de crescimento e eficiência, especialmente em função da possível venda de determinados ativos do Crop Care, que deixará a Lavoro Brasil como parcela mais relevante do resultado consolidado da companhia”, revelou a empresa.
Crop Care
A companhia também informou negociações avançadas para a venda de algumas unidades do Crop Care, incluindo Agrobiológica, Cromo Química e Union Agro, enquanto a Perterra será … leia mais em GloboRural 26/11/2025

