Maior fundo de pensão dos EUA vende ações da Apple e compra Meta, AMD e McDonald’s
O maior fundo de pensão dos Estados Unidos fez recentemente grandes mudanças em alguns de seus maiores investimentos.
O California Public Employees’ Retirement System (Calpers) vendeu ações da Apple e comprou mais ações da Meta, Advanced Micro Devices (AMD) e McDonald’s no primeiro trimestre. O fundo divulgou as transações de ações, entre outras, em um formulário junto à Comissão de Valore Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês).
“Os investimentos em ativos do Calpers são orientados por índices e otimizados usando estratégias de investimento sistemáticas e quantitativas, não impulsionados por eventos de um único período”, disse o Calpers por e-mail. “Consequentemente, geralmente não comentamos nossas participações ou transações individuais. Nossa equipe continuará a avaliar as condições gerais do mercado.”
O Calpers gerencia mais de US$ 540 bilhões em ativos.
As ações da Apple têm perdido terreno em relação ao mercado este ano. Os papéis caíram 11% no primeiro trimestre, enquanto o S&P 500 recuou 4,6%. Até agora, no segundo trimestre, as ações caíram 12%, enquanto o índice ganhou 3,4%.
A Apple pode ser pressionada a aumentar os preços em breve como resultado das tarifas. No início deste mês, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que tinha “um pequeno problema” com a Apple construindo fábricas na Índia em vez de nos EUA. A empresa afirmou que a maioria dos dispositivos que envia para os EUA no trimestre atual se originará na Índia e no Vietnã. Na semana passada, Trump ameaçou com uma tarifa de 25% sobre iPhones de fábricas estrangeiras vendidos nos EUA.
O Calpers vendeu 5,1 milhões de ações da Apple para encerrar o primeiro trimestre com 34,7 milhões de ações.
O fundo de pensão comprou mais 579.150 ações da Meta nos primeiros três meses do ano, para elevar sua participação para 5,5 milhões de ações.
No fim de abril, a controladora do Facebook e Instagram divulgou resultados de primeiro trimestre fortes. Importante notar, a perspectiva da Meta para seu negócio global de anúncios digitais se manteve bem. A Meta afirmou estar trabalhando para combater “uma epidemia de golpes” em suas plataformas.
As ações da Meta recuaram 1,6% no primeiro trimestre e, até agora, no segundo, as ações subiram 8,8%.
As ações da AMD caíram 15% no primeiro trimestre, mas desde o final de março, as ações subiram 7,4%.
A fabricante de chips teve um primeiro trimestre forte e elevou suas metas financeiras. Uma semana depois, a AMD disse que estava expandindo um programa de recompra de ações e fechou um acordo para uma rede de centros de computação de inteligência artificial na Arábia Saudita.
O Calpers comprou mais 325.180 ações da AMD no primeiro trimestre, para elevar seu investimento para 3,3 milhões de ações.
O fundo de pensão comprou também 494.290 ações adicionais do McDonald’s para encerrar o primeiro trimestre com 3,5 milhões de ações.. leia mais em Inteligência Financeira 26/05/2025

