Mercado vê corte de juro só em março e Selic a 12% no fim de 2026
Prevalece a visão de que o ciclo de cortes não será profundo e que a taxa básica da economia terminará o próximo ano em 12%.
O Brasil ainda deve conviver com uma Selic de 15% — a maior dos últimos 20 anos — por alguns meses em 2026. É o que esperam três entre cada quatro participantes do mercado local consultados pelo Valor. Diante da persistência do tom conservador na comunicação do Banco Central (BC), a expectativa é que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil comece a reduzir os juros apenas em março. Mais do que isso, prevalece a visão de que o ciclo de cortes não será profundo e que a taxa básica da economia terminará o próximo ano em 12%.
A estimativa mediana de agentes do mercado local coletada pelo Valor mudou de forma significativa nas últimas semanas. Antes da decisão do Copom de dezembro, 56% dos entrevistados esperavam o início dos cortes até janeiro. Em meio à volatilidade provocada pela mudança no cenário eleitoral e à ausência de sinais do BC sobre o início dos cortes, as .. Leia mais em valor.globo 23/12/2025

