A Modifi Biosciences, Inc. (“Modifi Biosciences”), líder no desenvolvimento de terapias de câncer habilitadas para modificação direta de DNA, anunciou hoje que a empresa foi adquirida pela Merck, conhecida como MSD fora dos Estados Unidos e Canadá.

“Ao fundar a Modifi Biosciences, buscamos mudar radicalmente o paradigma do tratamento oncológico para pacientes com câncer com glioblastoma e outros tumores”, disse Ranjit S. Bindra, MD, PhD, cofundador da Modifi Biosciences, Harvey e Kate Cushing, professor de radiologia terapêutica na Escola de Medicina de Yale e diretor científico do Yale Brain Tumor Center no Smilow Cancer Hospital. “Estamos honrados em ter a Merck reconhecendo o potencial da nossa ciência e, como uma empresa de oncologia, eles estão perfeitamente posicionados para promover nossas inovações por meio de ensaios clínicos e comercialização.”

De acordo com os termos do acordo, a Merck, por meio de uma subsidiária, adquiriu todas as ações em circulação da Modifi Biosciences por US$ 30 milhões adiantados. Os acionistas da Modifi Biosciences também são elegíveis para receber potenciais pagamentos de marcos totalizando até US$ 1,3 bilhão.

A Modifi Biosciences, uma empresa spinout da Universidade de Yale formada em 2021, desenvolveu uma nova classe de pequenas moléculas que têm como alvo células cancerígenas que não expressam uma proteína-chave de reparo de DNA chamada O6-metilguanina metil transferase (MGMT). A pesquisa da Modifi Biosciences foi validada por meio de seu trabalho inicial publicado pelos fundadores acadêmicos na Science em 2022 e dados pré-clínicos subsequentes convincentes em vários modelos de tumor, incluindo modelos de xenoenxerto derivados de pacientes de gliomas e outros cânceres com defeitos intrínsecos de reparo de DNA.

“Defeitos de reparo de DNA são uma marca registrada frequente de células tumorais e uma das principais causas de resistência à terapia do câncer”, disse o Dr. David Weinstock, vice-presidente de oncologia de descoberta da Merck Research Laboratories. “A talentosa equipe da Modifi Biosciences desenvolveu uma abordagem inovadora que acreditamos ter potencial para tratar alguns dos tipos de câncer mais refratários.”

“Projetamos nossas pequenas moléculas para ter a capacidade de superar exclusivamente mecanismos de resistência clínica que são conhecidos há décadas, mas até agora não eram acionáveis. Além disso, criamos as moléculas de uma maneira que permite que elas sejam rapidamente transferidas do laboratório para o leito do paciente”, disse Seth Herzon, PhD, cofundador da Modifi Biosciences e professor de química da Milton Harris ’29 PhD na Faculdade de Artes e Ciências de Yale e professor de farmacologia e radiologia terapêutica na Escola de Medicina de Yaleleia mais em GlobeNewswire 23/10/2024