Nippon Steel adia prazo para fechar acordo com U.S. Steel
A Nippon Steel disse nesta quinta-feira (26) que estendeu o prazo de encerramento para a aquisição da U.S. Steel por US$ 14,9 bilhões enquanto o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, avalia se deve bloquear o acordo, que tem enfrentado intensa oposição desde que foi anunciado.
A data de encerramento foi adiada para o primeiro trimestre de 2025, ante o terceiro ou quarto trimestre de 2024.
A Nippon pagou um alto prêmio para fechar o acordo em dezembro passado em um leilão, mas o acordo enfrentou oposição do poderoso sindicato United Steelworkers (USW), bem como de políticos.
Biden disse que quer que a US Steel seja de propriedade e operação nacional, enquanto o presidente eleito Donald Trump prometeu bloquear o acordo depois que assumir o cargo em janeiro.
Na segunda-feira (23) o comitê que examina acordos estrangeiros nos EUA por questões de segurança encaminhou a decisão de aprovar ou bloquear o acordo para Biden. Ele tem 15 dias para decidir e, se não tomar nenhuma atitude, a fusão receberá um sinal verde inesperado.
“A Nippon Steel espera que o presidente use esse tempo para conduzir uma avaliação da aquisição justa e baseada em fatos. Continuamos confiantes de que a aquisição protegerá e fará a US Steel crescer”, disse a empresa japonesa nesta quinta-feira.. leia mais em InfoMoney 26/12/2024

