Nubank faz a limpa na Dex Labs em ‘acquihire’ de IA
O Nubank anunciou a contratação dos 11 funcionários da Dex Labs – startup de inteligência artificial (IA) que desenvolve uma plataforma de dados unificada para times de tecnologia – mais os fundadores Gustavo Beltrami, Matheus Beltrami e Luan Guimarães, que passam a reportar para a instituição de David Vélez a partir da próxima terça-feira.
Essa é a quinta “acquihire” do Nu, que já recrutamento em massa das startups Parkside Technologies, Cognitect, Juntos e Plataformatec. Contratações integrais de times, sem levar a estrutura da empresa, têm sido cada vez mais comuns envolvendo startups, por serem transações mais ágeis e menos custosas do que complexos M&As com trocas de ações e extensas due diligences.
“A integração da equipe da Dex Labs reforça o investimento contínuo do Nubank em recursos de dados e inteligência artificial, com o objetivo de acelerar a disrupção global nos serviços financeiros possibilitada pelos avanços na IA”, diz a fintech em comunicado divulgado hoje.
Com sede em São Francisco, a Dex Labs foi fundada em março de 2023 com objetivo de usar análise de dados, IA e aprendizado de máquina para integrar e manusear grandes estruturas de dados. A empresa tornou-se uma Scale-Up Endeavor em 2024, juntando-se ao time de startups em rápido crescimento do Brasil.
Ao oferecer uma plataforma unificada de dados, a Dex Labs ajuda empresas a processar informações de forma mais rápida e confiável, sem gerar conflitos entre diferentes áreas de programadores e cientistas de dados. A startup diz que reduz a sobrecarga de times em 60% a 80%, eliminando custos de manutenção e gerando uma economia de quatro a oito vezes para os clientes. A empresa diz que processa centenas de petabytes de dados.
“A oportunidade de trazer nossa experiência na construção de plataformas de dados escaláveis para a equipe do Nubank é incrivelmente empolgante”, comemora Beltrami. Em junho do ano passado, o Nu adquiriu outra startup de IA fundada por brasileiros e sediada nos EUA, a Hyperplane, seu primeiro M&A desde o IPO, em dezembro de 2021… leia mais em Pipeline 27/11/2025

