A S&P Global Ratings disse na terça-feira que as empresas indianas estavam em “boa forma de crédito” devido ao forte crescimento da economia do país e balanços corporativos acomodatícios.

Pelas nossas estimativas, o EBITDA agregado no ano fiscal de 2024 será cerca de 50% maior do que cinco anos atrás para entidades corporativas e de infraestrutura avaliadas na Índia”, disse a S&P em nota. “Ainda assim, a dívida agregada praticamente não mudou, refletindo a melhora na qualidade do crédito.”

O aumento da demanda doméstica na Índia e a recuperação nos setores estão mais do que compensando os negativos, incluindo as difíceis condições econômicas globais e taxas de juros e empréstimos mais altas, acrescentou a S&P.

O crescimento econômico da Índia é o mais alto da região, de 6,0% em 2023 e 6,9% em 2024, de acordo com as previsões da S&P.

O EBITDA Médio Das Empresas Indianas Será 50% Maior Em 2024

A agência de classificação também disse que a forte liquidez onshore estava mitigando o impacto das difíceis condições de financiamento externo.

A redução da dívida, que foi significativa nos últimos três anos, provavelmente continuará sendo o foco de muitas empresas avaliadas, embora o aumento das despesas de capital possa desacelerar o ritmo da desalavancagem, acrescentou a agência de classificação.

A S&P prevê que a relação dívida/EBITDA mediana para seu portfólio classificado cairá para cerca de 2,4 até março de 2024, de cerca de 2,7 no ano anterior. Esse número ficou em 4,3 em março de 2020… leia mais em Vccircle 04/07/2023