O Projeto Prometheus de Bezos adquire a startup de IA General Agents
O empreendimento de IA de Jeff Bezos, Project Prometheus, adquiriu a startup de computação de agentes General Agents em um acordo que foi fechado dias após as discussões iniciais.
A startup de US$ 6,2 bilhões está desenvolvendo sistemas de IA para apoiar a fabricação de computadores, carros e espaçonaves, marcando o retorno de Bezos à liderança operacional desde que deixou a Amazon em 2021.
A General Agents construiu o Ace, um agente de computador que automatiza tarefas complexas em aplicativos em velocidade excepcional, que os concorrentes dizem ser executado em “velocidade de luz”.
Mais de 100 funcionários se juntaram ao Projeto Prometheus, incluindo pesquisadores da OpenAI, Google DeepMind e Meta.
O empreendimento furtivo de IA de Jeff Bezos, o Projeto Prometheus, adquiriu discretamente a General Agents, uma startup de computação agente que desenvolve sistemas de IA capazes de controlar de forma autônoma computadores e automatizar tarefas complexas.
A Wired relatou o acordo pela primeira vez em 26 de novembro de 2025.
A aquisição surgiu de um jantar de IA não registrado no início de junho no Saison, um restaurante com duas estrelas Michelin em São Francisco.
O empreendedor de tecnologia Vik Bajaj, que co-lidera o Projeto Prometheus com Bezos, organizou o evento, que incluiu Sherjil Ozair, fundador e CEO da General Agents, que já havia trabalhado na DeepMind e na Tesla.
Os registros corporativos obtidos pela Wired mostram que Bajaj formou uma entidade de aquisição na manhã seguinte ao jantar. Quatro dias depois, a General Agents se fundiu com o empreendimento apoiado por Bezos. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.
A tecnologia por trás da aquisição
A General Agents desenvolveu o Ace, descrito como um piloto de computador em tempo real que pode assumir qualquer computador e executar tarefas com base em prompts do usuário.
Em vídeos de demonstração, o sistema baixa imagens do Google e as envia via iMessage em menos de 15 segundos.
Harsha Abegunasekara, CEO da startup concorrente Donely, reconheceu a importância da conquista técnica da General Agents.
“O que os Agentes Gerais realmente quebraram no início é a velocidade—Ace corre no seu computador na velocidade da luz”, disse Abegunasekara. “Estamos trabalhando nisso há seis meses e ainda não conseguimos.”
A Abegunasekara também observou a importância estratégica da aquisição. “Há algo importante lá para Prometheus conseguir toda a empresa”, disse ele.
De acordo com o site da General Agents, a missão da empresa era “libertar a humanidade do trabalho digital”.
O site afirmou: “Muitas tarefas de rotina exigem apenas um esforço cognitivo mínimo, por exemplo, preencher formulários, copiar e colar informações de uma ferramenta para outra ou fazer e enviar relatórios. Os trabalhadores humanos continuam a ser responsáveis por muitas tarefas tediosas que a inteligência artificial já é capaz de realizar.”
O site da General Agents indica que pelo menos dois modelos de fundação personalizados alimentam o Ace, chamados ace-control-small e ace-control-medium.
Anúncios de emprego sugerem que esses modelos são baseados em uma arquitetura de ação de linguagem de vídeo, normalmente usada para desenvolver modelos de IA para robôs, que se alinha com o foco relatado do Projeto Prometheus em aplicações de fabricação.
Bezos retorna à liderança operacional
O Projeto Prometheus representa a primeira função operacional formal de Bezos desde que renunciou ao cargo de CEO da Amazon em 2021.
O New York Times revelou pela primeira vez a existência do Projeto Prometheus em 17 de novembro de 2025, relatando que Bezos e Bajaj atuam como co-CEOs do empreendimento.
A startup garantiu US$ 6,2 bilhões em financiamento, com contribuições do próprio Bezos, tornando-a uma das empresas de estágio inicial mais bem financiadas do mundo.
O Projeto Prometheus contratou quase 100 funcionários, incluindo pesquisadores das principais empresas de IA, como OpenAI, Google DeepMind e Meta.
Bajaj, físico e químico, cofundou anteriormente a empresa de ciências da saúde da Alphabet, Verily, e trabalhou com o cofundador do Google, Sergey Brin, no Google X, em projetos como Wing e a tecnologia de direção autônoma que se tornou Waymo.
Foco na fabricação e implicações na indústria
O Projeto Prometheus se descreve como a construção de “IA para a economia física” e está desenvolvendo sistemas de IA para apoiar a manufatura nos setores de computação, automotivo e aeroespacial.
A empresa está se concentrando em sistemas que podem aprender com dados físicos do mundo real, em vez de apenas com informações baseadas em texto, como modelos tradicionais de linguagem grande.
Dois dias após a aquisição da General Agents, William Guss, cofundador da General Agents e ex-cientista pesquisador da OpenAI que se juntou ao Projeto Prometheus, postou nas mídias sociais buscando apresentações para pessoas na manufatura dos EUA. “Eu adoraria conversar, realmente tentando entender o espaço e ver algumas fábricas :)” escreveu Guss.
Depois que a história do New York Times foi publicada, Guss, Ozair e aproximadamente três dúzias de outras pessoas atualizaram seus perfis no LinkedIn para listar sua afiliação com o Projeto Prometheus.
Os detalhes permanecem limitados
Apesar do financiamento significativo e da aquisição de talentos de alto perfil, muitos detalhes sobre o Projeto Prometheus permanecem não revelados.
O nome formal da empresa, a data de fundação e a localização da sede não foram identificados publicamente. A empresa opera sob acordos de confidencialidade estritos e não divulgou nenhuma pesquisa nem descreveu publicamente seus modelos.
A equipe de Agentes Gerais agora está sediada na sede da Foresite Labs em São Francisco, uma incubadora de biotecnologia liderada por Bajaj.
Bezos e Bajaj foram conectados anteriormente através dos investimentos de Bezos em empresas de biotecnologia que a Bajaj ajudou a iniciar ou administrar, incluindo Grail e Xaira Therapeutics.
O site e os anúncios de emprego da General Agents permanecem on-line, e novas versões do Ace continuaram a ser lançadas até novembro de 2025, de acordo com dados públicos.
No entanto, não está claro como Ace será integrado aos planos mais amplos do Projeto Prometheus.
A aquisição posiciona o Projeto Prometheus para competir com outros gigantes da tecnologia que desenvolvem tecnologias de agentes de computador, incluindo OpenAI e Anthropic, enquanto a indústria corre para construir sistemas autônomos de IA mais … Leia mais em .folio3.ai 27/11/2025

