O que podemos esperar do mercado de fusões e aquisições em 2025?
Por anos após o surto de COVID-19, o aumento dos custos e das taxas de juros manteve os dólares de investimento à distância. Mas com o recente anúncio de que o Fed vai reduzir a taxa dos Fundos Federais em meio ponto percentual, sabemos que a economia está em uma trajetória difícil. Nesse artigo, o autor Lloyd W.W. Sino III, da Meaden e Moore ressalta que mercado de fusões e aquisições já começou a se recuperar em 2024, e prevê que esse aumento nos negócios de fusões e aquisições continuará em 2025.
A Meaden & Moore fornece serviços de contabilidade, assessoria tributária e consultoria de negócios para ampla gama de setores. Com mais de 250 profissionais em 18 escritórios nos EUA, Canadá e Reino Unido.
O que mais podemos esperar do mercado de fusões e aquisições?
O objetivo do Fed há muito tempo é manter a inflação em ou abaixo de 2%, que se prevê ser a taxa de inflação ideal para maximizar o emprego e garantir a estabilidade nos preços ao consumidor. Após o surto de coronavírus, a inflação começou a disparar, chegando a 9,1% em meados de 2022.
Hoje, em outubro de 2024, a inflação voltou a cair para um pouco acima dessa marca de 2%, e os economistas preveem que atingirá a meta do Fed no início de 2025.
O que isso significa para o mercado de fusões e aquisições?
Historicamente, à medida que a inflação cai, a atividade de fusão e aquisição aumenta e isso porque:
- Empréstimos são mais baratos. À medida que a inflação cai, o financiamento tende a ficar menos caro, incentivando os indivíduos a considerar novas oportunidades de investimento.
- As empresas estão procurando se expandir. Em tempos de prosperidade, as empresas estão procurando crescer e adquirir outras empresas.
- Os negócios são acelerados. Quando a inflação e as taxas de juros são mais altas, as empresas tendem a adiar fusões ou aquisições. Mas uma vez que a inflação e as taxas de juros caiam, a demanda reprimida por fusões e aquisições garantirá que as empresas realizem acordos de compra/venda rapidamente.
Mas há uma coisa sobre a qual queremos avisá-lo: mesmo que a taxa de inflação esteja caindo, os investidores podem não ver mudanças nas taxas de empréstimo imediatamente.
Por quanto tempo as taxas de empréstimo ficam atrás da política monetária?
Em meados de setembro, o Federal Reserve emitiu seu primeiro corte na taxa de juros em mais de um ano. Ele caiu a taxa-alvo dos Fundos Federais em 50 pontos base, de um máximo de 5,5% para 5,0%. Os economistas preveem que continuará a reduzir as taxas de juros até 2025, encerrando o ano com uma projeção de 3,1%. Quando as empresas verão essa nova política monetária refletida nos padrões de gastos e preços?
Há uma crença de longa data de que há um atraso de 12 a 18 meses entre as mudanças na política monetária e as mudanças no mercado. Reduzir a taxa de Fundos Federais sempre foi visto como uma maneira de ajustar a inflação. Mas recentemente, os economistas têm questionado essa teoria. Especialistas hoje acreditam que a política monetária serve menos como “uma alavanca mecânica para controlar a inflação” e mais como um método para “afetar a psicologia pública e reforçar a confiança na instituição”.
A tecnologia desempenhará um papel mais forte
Algumas empresas usam fusões e aquisições como uma estratégia para adquirir uma tecnologia melhor. Mas notamos que a inteligência artificial (IA) e outras tecnologias inteligentes também podem ajudar no próprio processo de fusões e aquisições. Muitas empresas usam IA generativa para apoiar o processo de fechamento de negócios, elaborando documentos, resumindo a papelada, desenvolvendo estratégias de due diligence e muito mais.
Se você está pensando em usar M&As para adquirir novas tecnologias ou se por acaso está adquirindo uma empresa que possui tecnologias inteligentes incorporadas em suas operações e processos, não tenha pressa durante o processo de due diligence.
Aqui estão alguns possíveis obstáculos:
- As avaliações podem ser altas. As empresas que implementaram a Inteligência Artificial podem ser supervalorizadas. Em um relatório emitido pelo The Carlyle Group no ano passado, os autores mostraram uma comparação das empresas elétricas na década de 1920 com as empresas de hoje que adotam a IA. Como o que aconteceu na década de 1920, é possível que os investidores lancem agressivamente as avaliações de empresas habilitadas para IA simplesmente porque há o desejo de ser um investidor em estágio inicial nessas novas tecnologias. Esse preço premium pode valer a pena, mas esteja ciente do papel que a IA desempenha nessas avaliações.
- A IA não é regulamentada. No momento, a tecnologia de IA não é regulamentada nos EUA. Quando a regulamentação da IA for finalmente implementada, como isso afetará o seu negócio? Você será capaz e disposto a ajustar suas práticas de tecnologia para atender a essas novas expectativas?
- Novos riscos de segurança podem se desenvolver. Sempre que você implementa novas tecnologias, precisa reavaliar seus riscos de segurança. A tecnologia inteligente usada por uma empresa-alvo pode expor o comprador a riscos de segurança que eles não estão preparados para gerenciar. Isso inclui ferramentas de IA desenvolvidas internamente e o uso de ferramentas de IA disponíveis publicamente.
M&A é vista como uma estratégia de crescimento menos tênue
Hoje, muitos veem as transações de fusões e aquisições como uma maneira mais eficaz de acelerar o crescimento e transformar seus negócios do que o crescimento orgânico. O crescimento orgânico pode ser difícil de alcançar quando o cenário político é tão incerto e quando a adoção da tecnologia de IA pode parecer tão arriscada. Em vez de perseguir o crescimento orgânico que depende de políticas governamentais tênues, as empresas podem optar por crescer adquirindo outros negócios.
Obtenha ajuda com sua estratégia de M&A
Sempre haverá motivos para atrasar o refinamento de sua estratégia de fusões e aquisições, mas encorajamos você a começar hoje. As incertezas não desaparecerão, mas uma estratégia forte as leva em consideração, permitindo que você tome as melhores decisões com as informações disponíveis… leia mais em bizjournals 01/11/2024

